QuemSomos

A Escola Paranaense de Direito surgiu a partir da reunião de advogados, promotores e magistrados paranaenses, todos com formação e titulação acadêmica e experiência no magistério superior em Direito em instituições de ensino superior paranaenses e mesmo de outras regiões do Brasil.

A sua criação foi motivada pelas transformações decorrentes da pandemia, que introduziu o ensino virtual com perda de qualidade em relação ao ensino presencial.

Os docentes que decidiram criar a Escola Paranaense de Direito são acadêmicos reconhecidos nacionalmente, com atuação na educação jurídica há décadas, com perfil alicerçado em três pilares: 1) Qualidade Acadêmica; 2) Experiência Profissional; 3) Experiência na Docência de Qualidade.

Neste cenário é que surge a Escola Paranaense de Direito, inicialmente atuando em Curitiba, cidade destaque no quesito educação, apresentando a maior taxa de alfabetização e, pela terceira vez consecutiva, o melhor desempenho entre as capitais brasileiras no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), com espaço para cursos de pós-graduação presenciais de qualidade e cursos de capacitação focados na preparação para atuação prática.

Os parceiros da Escola Paranaense de Direito também se destacam, dentre eles, a Escola da Magistratura do Paraná (EMAP), fundada com o propósito maior de atualização, aperfeiçoamento e especialização de magistrados, preparação de bacharéis em direito para o exercício da magistratura e o bom desempenho das lides jurídicas.

O diferencial da Escola Paranaense de Direito é o desenvolvimento de operadores de Direito por meio da convivência com professores que são Advogados, Juízes, Promotores, Desembargadores, doutrinadores, etc, titulados academicamente e renomados no cenário nacional e internacional. Desta forma, como ocorreu e ocorre nos espaços de formação de qualidade que transformaram história, desde o Liceu e a Academia Atheniense em sua forma de atuar, ou em toda a história de Avicena e seus alunos, ou, ainda, na formação da Universidade, foi por meio da relação direta, pessoal e de convivência entre professores e alunos que o conhecimento surgiu, se transformou e mudou o mundo. Por isso, um dos lemas da Escola Paranaense de Direito é venire vivere, venha conviver!

Missão

A Escola Paranaense de Direito assume como missão o desenvolvimento de operadores do direito e interessados, por meio da convivência com juristas reconhecidos no cenário nacional e internacional, focando no pensamento crítico e humanista, promovendo a compreensão sistêmica da sociedade e do Direito. Por meio do conhecimento científico e tecnológico, busca o aprimoramento constante e a melhoria local e regional da comunidade.

Visão

A Escola Paranaense de Direito pretende ser reconhecida como centro de referência no desenvolvimento de operadores do direito e interessados no estado e na região, seguindo a missão de formar juristas preparados para promover a melhoria local e regional da área.

Valores

A Escola Paranaense de Direito possui como valores:
1) compromisso e responsabilidade social;
2) democracia;
3) humanismo;
4) gestão participativa;
5) qualidade;
6) respeito ao próximo;
7) transparência.

VocaçãoInstitucional

Considerando sua missão, visão e valores, a Escola Paranaense de Direito tem por vocação:

1) buscar docentes qualificados, reconhecidos, com compromisso ético, disponíveis para conviver com os alunos em desenvolvimento, abertos ao processo de ensinar e aprender, que promovam a interligação entre conhecimento teórico do direito e aplicabilidade prática, preparados a aplicar a ciência jurídica em sua metodologia e que sensibilizem e pratiquem a produção científica no Direito, com disponibilidade para atuar em docência, iniciação científica e extensão, como verdadeiros parceiros para a realização da missão da IES;
2) estimular a criatividade e reflexão dos discentes como participantes ativos do processo de ensino e aprendizagem da ciência e da prática jurídica;
3) formar o aluno em desenvolvimento para o cuidado, assistência e atenção humanizada, com uma visão holística do ser humano e do direito;
4) instituir ferramentas e instrumentos facilitadores da articulação entre a teoria e a prática;
5) proporcionar um cenário de práticas enriquecedoras e facilitadoras das profissões Jurídicas;
6) ter uma estrutura física que cumpra as exigências solicitadas, com materiais e equipamentos necessários à construção do aprendizado através das práticas e simulações, com uma biblioteca atualizada e pautada nos preceitos da tecnologia atual, além de uma política de acolhimento e excelente estrutura física e humana;
7) trabalhar sempre com base nas habilidades e competências na execução dos procedimentos, atuando de forma humanizada com o ser humano e a sociedade.

Corpo deProfessores

Ruy Alves Henriques Filho
Alexandre Knopfholz
Luciano Elias Reis
Luiz Eduardo Gunther
Fábio André Guaragni
Rodrigo Régnier Chemin Guimarães
Sergio Kukina
Benjamim Zymler
Ana Paula Pavelski
Ricardo Tadeu Marques da Fonseca
Romeu Felipe Bacellar
Marion Bach
Teresa Arruda Alvim
Luiz Gustavo de Andrade
Roosevelt Arraes
Marlene Teresinha Fuverki Suguimatsu
Adriano Bretas
Sérgio Cruz Arenhart
Joelson Dias
Guilherme Brenner Lucchesi
Lourival Barão
Graciela Iurk Marins
Gustavo Britta Scandelari
José Affonso Dallegrave Neto
Ana Claudia Finger
Márcia Leardini
Eduardo Talamini
Mariane Shiohara Lübke
Nadia Regina de Carvalho Mikos
Adriana da Costa Ricardo Schier
Camila Forigo
Roberto Dala Barba Filho
Osvaldo Canela Júnior
Clayton Maranhão
Marlus Arns
Hamilton Bonatto
RAFAELA SIONEK
Cássio Scarpinella Bueno
Christyanne Bortolotto
Dalton José Borba
MICHELLE GIRONDA CABRERA
Sandro Gilbert Martins
Michel Knolseisen
Mário Luiz Ramidoff
Mauro Joselito Bordin
Eduardo Knesebeck
Amarílio Hermes Leal de Vasconcellos
Célio Pereira Oliveira Neto
Daniel Hachem
Valmor Antônio Padilha Filho
Henry Levi Kaminski
Eloete Camilli Oliveira
Tatiana Denczuk
PATRICK R. DE CARVALHO
Rogeria Dotti
Rodrigo Pironti
Douglas Rodrigues
Luiz Guilherme Marinoni
BÁRBARA DAYANA BRASIL
Miriam Cipriani Gomes

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