Direito e Processo do Trabalho

360 horas
Diurno/Noturno
Local:
Curitiba
Aulas:
Híbridas/Síncronas
Carga horária:
360 horas
Módulos:
09 (nove)
Pagamento (periodicidade)
Mensal
Máximo de Parcelas:
18 (dezoito)
Valor da parcela:
R$ 862,00
Bolsa para matrículas:
Outras políticas de bolsas:
entre em contato conosco pelo WhatsApp

Corpo de Professores
Direito e Processo do Trabalho

Luiz Eduardo Gunther
Ana Paula Pavelski
Ricardo Tadeu Marques da Fonseca
Marlene Teresinha Fuverki Suguimatsu
Lourival Barão
José Affonso Dallegrave Neto
Nadia Regina de Carvalho Mikos
Roberto Dala Barba Filho
RAFAELA SIONEK
Christyanne Bortolotto
Mauro Joselito Bordin
Célio Pereira Oliveira Neto
Eloete Camilli Oliveira
PATRICK R. DE CARVALHO
Miriam Cipriani Gomes
Maíra Silva Marques da Fonseca
Fabio Freitas Minardi
André Gonçalves Zipperer
Luciano Augusto de Toledo Coelho
SABRINA ZEIN
Luís Alberto Gomes Coelho
ADRIANA PIRES HELLER
Marcos Julio Olivé Malhadas Junior
EDUARDO MILLÉO BARACAT
Cassio Colombo Filho
RAFAEL NASSIF

Faça a sua Matrícula

Nome *
Email *
Telefone *
Curso de Interesse *
Selecionar Curso de Pós-Graduação *
Selecionar Cursos e Capacitações *
Mensagem

Corpo de Professores
Direito e Processo do Trabalho

Luiz Eduardo Gunther

Desembargador do Trabalho e Professor. Pós-Doutor em Direito pela PUC-PR. Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Graduado em Direito e em História pela Universidade Federal do Paraná. Desembargador no Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região. Professor Permanente do Programa de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA. Tem experiência em: Direito Internacional do Trabalho. Direito Sindical e Coletivo do Trabalho. Tutela dos Direitos de Personalidade na Atividade Empresarial. Crise da Jurisdição: Efetividade e Plenitude Institucional. Autor de diversas obras na área do Direito do Trabalho. Poeta nas horas vagas, com diversos livros publicados. Membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, do Conselho Editorial do Instituto Memória – Centro de Estudos da Contemporaneidade, do Centro de Letras do Paraná e do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.

Cursos:
Ana Paula Pavelski

Advogada e Professora. Mestre em Direito Empresarial e Cidadania Pelo Unicuritiba. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pelo Unicuritiba. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba – Unicuritiba. Professora da Especialização em Direito e Processo do Trabalho do Unicuritiba. Professora da graduação em Direito do Unicuritiba. Professora da Escola da Magistratura do Trabalho – Ematra 9ª Região. Professora do Curso Jurídico e de outros cursos preparatórios para Exame de Ordem e concursos. Integrante da Diretoria da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná. Conselheira Estadual da OAB/PR. Árbitra da Câmara Nacional de Arbitragem Trabalhista.

Cursos:
Ricardo Tadeu Marques da Fonseca

Desembargador do Trabalho e Professor. Mestre em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo. Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Exerce o cargo de Desembargador do Trabalho no Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (Paraná). Membro da 4ª Turma e da Seção Especializada; preside a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão e a Comissão Artística e Cultural do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (Paraná). Palestrante e autor de diversos artigos publicados em revistas especializadas em Direito do Trabalho. Autor do livro “O Trabalho da Pessoa com Deficiência e a Lapidação dos Direitos Humanos”, pela editora LTr. Convocado no período de 04 de novembro a 05 de dezembro de 2013 para atuar no Tribunal Superior do Trabalho e no Conselho Superior da Justiça do Trabalho em colaboração à implementação de ações de acessibilidade no Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho – PJe, bem como na elaboração de propostas para o projeto da Lei 13.146/2015, que instituiu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), e do Programa de Combate ao Trabalho Infantil; colaborador na redação da Lei 10.097/2000, que alterou o capítulo da Aprendizagem na CLT.

Cursos:
Marlene Teresinha Fuverki Suguimatsu

Desembargadora do TRT-PR e Professora. Mestre em Direito Econômico e Social (PUC-PR) e Doutora em Direito Econômico e Socioambiental (PUC-PR). Exerce o cargo de Desembargadora Federal do Trabalho, no TRT 9ª Região; exerceu o cargo de Vice-Presidente do TRT 9ª Região e Presidente do TRT-9ª Região. Foi diretora da Escola Judicial do TRT 9a Região. Presidiu a Comissão de Uniformização de Jurisprudência do TRT 9ª Região. Foi Professora nos cursos de pós-graduação em Direito do Trabalho na PUC-PR, UNICURITIBA, ABDConst e EMATRA-9. É membro da Academia Paranaense de Direito do Trabalho.

Cursos:
Lourival Barão

Juiz do Trabalho e Professor. Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Curitiba e Especialização em Direito do Trabalho pelo Centro Universitário Curitiba. Atualmente é Juiz do Trabalho da Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região e Coordenador da Escola Judicial da Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público. Professor convidado da ABDConst.

Cursos:
José Affonso Dallegrave Neto

Professor e Advogado. Mestre e Doutor pela Universidade Federal do Paraná; Pós-doutor pela Universidade de Lisboa (FDUNL). Em 2019 obteve a Certificação do Projeto de Negociação de Harvard, em Cambridge, Massachusetts, pela CMI, Interser. Professor da PUC-PR e professor convidado das Universidades de Coimbra e de Lisboa. Foi fundador e Presidente da Câmara Nacional de Arbitragem Trabalhista, membro eleito da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, e da Associação Luso-brasileira de Juristas do Trabalho. Em 2015 recebeu do TST a insígnia honorífica no grau Comendador; autor e co-autor de 35 obras jurídicas

Cursos:
Nadia Regina de Carvalho Mikos

Professora e Advogada integrante do Tribunal de Ética da OAB-PR. Doutora em Direito pela PUC/PR. Mestre em Direito. Coordenadora do Curso de Especialização em Direito e Relações do Trabalho na PUC/PR. Professora nos Cursos de Pós-Graduação de Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Ciências Penais, Processo Civil e Mediação e Arbitragem na PUC/PR e de Direito e Processo do Trabalho na Academia Brasileira de Direito Constitucional. Professora de Direito Tutelar do Trabalho na Universidade Católica de Santa Catarina (sede Joinville). Integrante do Grupo de Pesquisa ” Discriminação e Trabalho”, liderado pelo Prof. Doutor Eduardo Milleo Baracat. Gestora Acadêmica. Presidente da 14a. Turma do Tribunal de Ética e Disciplina e Membro da Câmara Especial do mesmo Tribunal na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná. Foi Membro da 4a. Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB.PR. Membro da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB/PR. Membro Titular do Conselho Fiscal da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – ABMCJ Seção do Paraná. Membro do Conselho de Relações do Trabalho da Associação Comercial do Paraná – ACP. Associada à Câmara Nacional de Arbitragem Trabalhista. Palestrante e autora de obras jurídicas.

Cursos:
Roberto Dala Barba Filho

Juiz do Trabalho e Professor. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Atualmente é juiz do trabalho junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 9.ª Região. Tem experiência na área jurídica com ênfase em direito processual civil, direito processual do trabalho, direito material do trabalho, teoria geral do estado, liberalismo e Estado Liberal. Foi Professor convidado da pós-graduação em direito e processo do trabalho da Unicuritiba.

Cursos:
RAFAELA SIONEK

Advogada Trabalhista Empresarial e Professora. Sócia do Escritório Sionek Advocacia Empresarial, atuante no consultivo e preventivo trabalhista em consultorias, auditorias e Compliance Trabalhista. Atuação em Sustentação Oral e Recurso Especiais para Tribunais Superiores. Pós-Graduada em Direito e Processo do Trabalho e Direito Previdenciário pela EMATRAPR. Professora de Direito e Processo do Trabalho do CERS. Professora da Escola Superior da Advocacia do Paraná – ESA, do Saber Direito – TV Justiça e ESA/RJ. Professora convidada em cursos de Pós-Graduação (IEPREV, UniCuritiba, Jurídico e FESP). Palestrante de Cursos Práticos de Direito do Trabalho. Membro da Comissão de Estudos de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da OAB/RJ.

Cursos:
Christyanne Bortolotto

Advogada e Professora. Mestrando em Direito Empresarial e Cidadania com ênfase em Atividade Empresarial e Constituição pelo Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pelo IBEG. Ex-diretora da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná. Foi Vice-Presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/PR, Foi Professora Convidada pelo Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA no curso de Pós-graduação em direito e processo do trabalho.

Cursos:
Mauro Joselito Bordin

Advogado e Professor. Mestre em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (2007). Atualmente é professor da cadeira de Processo do Trabalho da Faculdade de Direito do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA. Foi membro titular do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná, desde 2004 (membro da Câmara Especial e presidente da 6ª Turma, 2007-2012; corregedor, 2013-2015). Membro efetivo da Federação dos Advogados de Língua Portuguesa (FALP), Lisboa. Membro do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), e da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná (AATPr).

Cursos:
Célio Pereira Oliveira Neto

Advogado e Professor, Pós-Doutorando pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto – FDUP. Doutor em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Mestre em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Especialista em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Pós-graduado em Direito do Trabalho pela Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho da IX Região – Ematra IX. Pós-Graduado em Processo Civil pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos – IBEJ. Possui Curso de Extensão “Il Diritto del Lavoro tra Evoluzione Storica e Comparazione” pela Università degli Studi di Roma Tor Vergata. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Positivo – UP (1995). Foi Professor nos Cursos de Pós-Graduação da Faculdade de Campinas – FACAMP, da Faculdade de Direito da Universidade do Porto – FDUP, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, da Universidade Cândido Mendes – UCAM/RJ, do Centro Universitário Curitiba – Unicuritiba e da Escola Superior da Advocacia – Ordem dos Advogados do Brasil – Paraná, ESA-OABPR (2018-2019).

Cursos:
Eloete Camilli Oliveira

Advogada e Professora. Mestre em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e Doutora em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é professor adjunto nivel III da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Foi professora do UNICURITIBA, Supervisora do setor de registro dos Trabalhos de Conclusão de Curso e professor da UNICURITIBA.

Cursos:
PATRICK R. DE CARVALHO

Advogado e Consultor na área do Direito do Trabalho, graduado pela Faculdade de Direito de Curitiba (2001 ). Pós-Graduado em Direito Administrativo e em Direito Processual Civil pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar, em Direito Material e Processual do Trabalho pelas Faculdades Curitiba e MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas. Professor Substituto da disciplina de Direito do Trabalho e Legislação Social no Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR – 2007). Professor Convidado da Pós-graduação em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Conselheiro do Conselho de Relações Trabalhistas da Associação Comercial do Paraná (ACP). Profere cursos e palestras na área do Direito do Trabalho (In Company). Eleito como profissional recomendado pela Leaders League no ranking de 2018 em Labor Litigation – Law Firms.

Cursos:
Miriam Cipriani Gomes

Advogada e Professora. Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA. Doutorado em Sociologia do Trabalho pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Atualmente é professor da Faculdade de Direito de Curitiba, professor da Fundação de Estudos Sociais do Paraná, Professor do Curso de Pós Graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da Academia Brasileira de Direito Constitucional – ABDCONST. Professor do Curso de Pós Graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da Escola da Magistratura do Trabalho do Paraná – EMATRA 9a Região. Advogada.

Cursos:
Maíra Silva Marques da Fonseca

Advogada e Professora. Doutora em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo – USP. Mestra em Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, Graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR  e Advogada Trabalhista e Conselheira Estadual Titular da OAB/PR (triênio 2022-2024). Conselheira Titular na Cadeira da OAB/PR do Conselho Universitário da UFPR (COUN/UFPR). Mentora no Programa de Mentoria para a Advocacia Iniciante da ESA/OAB/PR. Integrante da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e Assédio Sexual do TJ/PR. Associada da Associação do Advogados Trabalhistas do Paraná (AATPR). Professora de Direito do Trabalho em Cursos de Especialização e da Escola Superior da Advocacia da OAB/PR (ESA/PR). Autora de livros e textos jurídicos.

Cursos:
Fabio Freitas Minardi

Advogado e Professor. Mestre em Direito Empresarial e Cidadania pelo UNICURITIBA (2008). Professor da FAE Centro Universitário desde o ano de 2008. Foi professor convidado da pós-graduação em Direito do Trabalho do Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba).

Cursos:
André Gonçalves Zipperer

Advogado e Professor. Doutor em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, sendo bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Mestre em Direito Empresarial pelo Centro Universitário Curitiba. Atualmente é advogado, sócio da Zipperer e Minardi Advogados Associados. Pesquisador da USP/Getrab (Grupo de Estudos de Direito Contemporâneo do Trabalho e da Seguridade Social) e do Cielo laboral (Comunidad para a investigacion e o estudo laboral y ocupacional)

Cursos:
Luciano Augusto de Toledo Coelho

Juiz do Trabalho e Professor. Mestre em Direto Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Atualmente é professor da pós graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, professor da pós graduação da Escola da associação dos magistrados do trabalho do Paraná, da qual também foi coordenador até 2014. Foi diretor cultural da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná na gestão 2012/2014. Atualmente é coordenador pedagógico da pós em processo e direito do trabalho da Academia Brasileira de Direito Constitucional e vice coordenador da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná.

Cursos:
SABRINA ZEIN

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, em dezembro/2002; Pós-graduação, nível Especialização, Direito do Trabalho, pelas Faculdades Integradas Curitiba em 2003; Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania, pelo Centro Universitário Curitiba em 2015; Conselheira Estadual Suplente da OAB, Seccional do Paraná (Gestão 2016-2018);  nomeada para compor a 2ª Turma da Câmara de Disciplina e Ética,Conselheira Titular da OAB, Seccional do Paraná (Gestão 2019-2021); Presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-PR (gestão 2016-2018); Integrante da Comissão de Honorários Advocatícios da OAB-PR (gestão 2016-2018); Integrou Comissão de Direito do Trabalho da OAB-PR (nas gestões 2010-2012 e 2013-2015); Curso Anual de Extensão e Atualização em Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Direito Previdenciário da EMATRA/PR – Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná, em 2006; Co-autora da obra coletiva: Direito do Trabalho – Reflexões Atuais, Juruá, 2007, com o tema: “O caráter contratual da relação de emprego”; Publicação dos artigos: “Termo de Ajustamento de Conduta” – in Revista de Seguros – FENASEG – Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e Capitalização – n. 856 – ano 86, Jan./Fev./Mar. 2006; “Relação de Emprego” – in Revista do TRT da 9ª Região – Paraná, v. 31, n. 56, Jan./Jun. 2006.

Cursos:
Luís Alberto Gomes Coelho

Advogado e Professor. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (UniCuritiba). Especialista em Direito do Trabalho pela Academia Paranaense de Estudos Jurídicos (APEJ) e Faculdades Integradas do Brasil (Unibrasil). LLM em Direito Empresarial Aplicado (Faculdade da Indústria/IEL). Foi professor em curso de pós graduação e atualização em Direito e Processo do Trabalho no Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba), na Escola Superior da Advocacia da OAB-Pr. e na Escola de Direito da PUCPR. Membro da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná. Membro e conselheiro do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP). Membro efetivo da Federação dos Advogados de Língua Portuguesa (FALP), Lisboa.

Cursos:
ADRIANA PIRES HELLER

Formada pela Faculdade Curitiba. Especialista em Direito do Trabalho. Professora de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho na Unibrasil. Professora de Pós Graduação na Ematra/Pr e no Curso Jurídico. Advogada há mais de 20 anos atuando na Justiça do Trabalho.

Cursos:
Marcos Julio Olivé Malhadas Junior

Advogado e Professor. Mestre em Administração. Especialista em Direito e Relações do Trabalho. Membro do Instituto dos Advogados do Paraná. Conselheiro e Diretor do Centro Cultural Brasil Estados Unidos de Curitiba. Autor de livros e artigos jurídicos.

Cursos:
EDUARDO MILLÉO BARACAT

Desembargador do TRT-PR. Doutor em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2002); Mestre em Direito Privado pela Universidade Federal do Paraná (1995); Diplôme Supérieur de lUniversité – Droit du Travail & Sécurité Sociale pela Université Panthéon-Assas/Paris II (1998). Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987). Juiz Titular da 9ª Vara do Trabalho de Curitiba, de 03/06/2002 a 30/09/2021. Desembargador do Trabalho desde 01/10/2021. Coordenador Pedagógico da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (2016/2017). Professor Permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Empresarial e Cidadania do UNICURITIBA. Realizou estágio Pós-Doutoral na Universidade de Coimbra (2016-2017) e na Universidade do Distrito Federal – UDF (2021-2022). Tem experiência em: Direito do Trabalho. Relações Sociais. Empresa e Cidadania no universo do Direito do Trabalho. Discriminação. Direitos Sociais e Gênero.

Cursos:
Cassio Colombo Filho

Desembargador do Trabalho aposentado e Professor. É advogado e consultor jurídico. Mestre em Direitos Fundamentais e Democracia, pela Unibrasil-PR Especialista em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Especialista em Teoria Crítica dos Direitos Humanos pela Universidad Pablo de Olavide (Sevilla/Espanha. Ingressou na Magistratura do Trabalho no Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região por Concurso Público onde atuou como Juiz do Trabalho Substituto, Juiz do Trabalho Titular e Desembargador do Trabalho. Foi Diretor da Escola Judicial do TRT9. Foi Condecorado com o diploma de Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da 9ª Região, Ordem das Araucárias. Professor dos cursos de Especialização em Direito do Trabalho e Previdenciário da AMATRA IX e Professor convidado dos Cursos de Especialização em Direito do Trabalho da UNICURITIBA, POSITIVO, CESUL e ABDCONST.

Cursos:
RAFAEL NASSIF

Advogado e Professor. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Direito e Processo do Trabalho e Direito Previdenciário pela EMATRA IX. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O autor cursou o “Riregolazione dei rapporti di lavoro e del processo in Italia: dalle radici del Diritto Romano all’Ordinamento Europeo”, na Universidade de Roma “La Sapienza”, em Roma/Itália no ano de 2017. Atua como advogado no escritório Moreira & Nassif Advogados Associados desde 2014. Professor de Direito do Trabalho no curso de graduação em Direito do Centro Universitário Unidombosco desde 2015. Tutor em disciplinas de EAD do Centro Universitário Unidombosco desde 2018. Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho: Prática Trabalhista, do Centro Universitário Unidombosco. Professor convidado no curso de Pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da Academia Brasileira de Direito Constitucional- ABDCONST. Professor convidado no curso de Pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Professor convidado no curso de Pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.

Cursos: