Direito Administrativo

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Administrativo propõe-se ao estudo dos institutos que disciplinam as relações jurídico-administrativas entre administrado e Estado, e a atuação da Administração Direta, Indireta e os demais órgãos e entidades públicas. O diferencial, além do currículo do curso, que conta com disciplinas voltadas à sólida formação teórica, conciliando-a com preparação prática efetiva, é também o renome dos professores, que muito contribuíram e contribuem com o Direito Administrativo no Paraná e no Brasil.

Calendário
360 horas
Diurno/Noturno
Local:
Curitiba
Aulas:
Presenciais
Carga horária:
360 horas
Módulos:
09 (nove)
Pagamento (periodicidade)
Mensal
Máximo de Parcelas:
18 (dezoito)
Valor da parcela:
R$ 862,00
Bolsa para matrículas:
Outras políticas de bolsas:
Entre em contato conosco pelo WhatsApp

Corpo de Professores
Direito Administrativo

Luciano Elias Reis
Benjamim Zymler
Romeu Felipe Bacellar
Luiz Gustavo de Andrade
Roosevelt Arraes
Joelson Dias
Ana Claudia Finger
Mariane Shiohara Lübke
Adriana da Costa Ricardo Schier
Hamilton Bonatto
Dalton José Borba
Mário Luiz Ramidoff
Daniel Hachem
Rodrigo Pironti
SUZANA ROSSETTI
André Luiz Freire
CRISLAYNE CAVALCANTE
Felipe Gussoli
JOSÉ ROBERTO TIOSSI JUNIOR
Daniel Ferreira
Regina Maria Macedo Nery Ferrari
ANADRICEA VICENTE DE ALMEIDA
Renato Andrade
Francisco Zardo
Fernanda Schuhli Bourges
Luiz Pablo Santos Ferracin
Rodrigo Cunha Ribas
José Anacleto Abduch Santos
Flávio Berti
FERNANDO BORGES MÂNICA
Bernardo Strobel Guimarães
BÁRBARA DAYANA BRASIL
Edgar Guimarães
Ronny Charles
PEDRO HENRIQUE BRAZ DE VITA
Tanya K. Kozicki de Mello
CAROLINE RODRIGUES DA SILVA
Giulia Andrade

Faça a sua Matrícula

Nome *
Email *
Telefone *
Curso de Interesse *
Selecionar Curso de Pós-Graduação *
Selecionar Cursos e Capacitações *
Mensagem

Corpo de Professores
Direito Administrativo

Luciano Elias Reis

Advogado e Professor. Doutor e Mestre em Direito Econômico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Doutor em Direito Administrativo na Universitat Rovira i Virgili – Espanha. Especialista em Direito Administrativo e em Processo Civil, ambos pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Foi Presidente da Comissão de Gestão Pública, Transparência e Controle da Administração – Ordem dos Advogados do Brasil (PR). Diretor-Adjunto Acadêmico do Instituto Paranaense de Direito Administrativo. Professor de Direito Administrativo do UNICURITIBA, Pesquisador Líder do Grupo de Pesquisa Compras Públicas Inovadoras, Professor da Pós-Graduação do UNICURITIBA, Coordenador da Pós-Graduação em Licitações e Contratos da Faculdade Polis Civitas, Professor da Pós-Graduação em Direito Administrativo Disciplinar no NPSPP, Professor convidado da Pós-Graduação em Licitações e Contratos Administrativos da UNIBRASIL, Professor convidado da Pós-Graduação em Licitações e Contratos Administrativos da Faculdade Baiana de Direito e Professor convidado da Pós-Graduação em Licitações e Contratos Administrativos da PUC-PR. Autor de diversas obras jurídicas.

Cursos:
Benjamim Zymler

Ministro do Tribunal de Contas da União e Professor. Mestre em Direito e Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de Brasília – UnB. Foi Auditor do Tribunal de Contas da União – TCU. Foi Professor de Direito Administrativo nos cursos de Pós- Graduação em Ciências Jurídicas do Centro Universitário de Brasília – UniCeub. Professor das disciplinas “Direito Administrativo I e II” no Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB. Professor da disciplina “Tópicos de Teoria do Estado, da Política e do Controle Externo” no Curso de Especialização em Direito Público e Controle Externo para Analistas e Técnicos de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, oferecido pela Faculdade de Direito da Universidade de Brasília – UnB. Possui diversas obras jurídicas publicadas.

Cursos:
Romeu Felipe Bacellar

Advogado e Professor. Doutor pela Universidade Federal do Paraná. Professor Titular de Direito Administrativo da Faculdde de Direito da Universidade Federal do Paraná. Professor Titular de Direito Administrativo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor Visitante do Instituto Nacional de Administración Pública da Espanha. Professor viisitante da Universidad de Belgrano, da Universidad Notarial de Buenos Aires e da Universidad Católica de Salta, na Argentina. Presidente do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar (em homenagem a seu pai). Ex-Presidente da Associação Iberoamericana de Direito Administrativo (Sede na Costa Rica), da Associação de Direito Público do Mercosul (Sede em Buenos Aires), do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo e do Instituto Paranaense de Direito Administrativo. Membro da Asociación Argentina de Derecho Administrativo, da Asociación Peruana de Derecho Administrativo e do Instituto Chileno de Derecho Administrativo. Membro do Instituto Iberoamericano de Derecho Constitucional. Membro da Académie Internationale de Droit Comparé (Sede em Paris). Membro Catedrático da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Direito Público do MERCOSUL (NUPESUL-UFPR). Diretor da A&C – Revista de Direito Administrativo & Constitucional. Membro dos Conselhos Científico e Editorial de várias revistas especializadas em Direito Público. Autor de diversas obras jurídicas, individualmente e coletivamente. Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Advogado militante com experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo. Ex-Secretário Geral do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Cursos:
Luiz Gustavo de Andrade

Advogado e Professor. Doutorando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba do UniCuritiba. Pós-graduado pela Universidade Candido Mendes do Rio de Janeiro. Atualmente é professor da graduação do curso de Direito do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Integra a Comissão de Controle da Administração Pública da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraná (OAB-PR). Integra a Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraná (OAB-PR). Secretário-Geral e Membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Política (ABRADEP). Membro do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE). Editor Executivo da Revista Paraná Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Membro Fundador do Instituto Mais Cidadania. Membro da Conferencia Americana de Organismos Electorales Subnacionales por la Transparencia Electoral (CAOESTE). Professor convidado da pós-graduação em Direito Eleitoral da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professor convidado da pós-graduação em Direito Eleitoral da Universidade de Fortaleza (Unifor). Professor convidado da Escola do Ministério Público do Paraná (FEMPAR).

Cursos:
Roosevelt Arraes

Advogado e Professor. Doutorando em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre e Doutor em Filosofia Jurídica e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Atualmente é professor e pesquisador do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA. ). Integra a Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraná (OAB-PR). Membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Política (ABRADEP). Membro do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE). Editor Executivo da Revista Paraná Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Membro Fundador do Instituto Mais Cidadania.

Cursos:
Joelson Dias

Advogado e Professor. Ex-Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mestre em Direito pela Universidade de Harvard. Presidente da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Conselho Federal da OAB. Foi Secretário do Conselho de Colégios e Ordem dos Advogados do Mercosul (COADEM). Ex-integrante da Comissão Nacional de Relações Internacionais do CF/OAB, da qual foi seu Secretário na gestão 2007-2010. Também representou o CF/OAB no Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos (CNEDH), no Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura e no Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CONADE), órgãos vinculados à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Foi Procurador da Fazenda Nacional e servidor concursado do Tribunal Superior Eleitoral e da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Foi assistente da Promotoria no Tribunal Penal Internacional para a Ex-Iugoslávia, em Haia, na Holanda (1997) e atuou como Consultor na Missão Civil Internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização dos Estados Americanos (OEA) no Haiti (1993-1994). É membro fundador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP)

Cursos:
Ana Claudia Finger

Desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná. Professora. Possui Mestrado em Direito do Estado na Universidade Federal do Paraná. Possui pós-graduação e especialização em Direito Administrativo no Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar e no Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos. Atua no magistério superior lecionando na área do Direito Administrativo para a graduação e pós-graduação e na advocacia, integrou por 27 anos a equipe do escritório Bacellar & Andrade Advogados Associados.

Cursos:
Mariane Shiohara Lübke

Advogada e Professora. Mestra em Direito Econômico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.; MBA em Gerenciamento da Administração Pública Municipal (Instituto de Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão); Especialista em Direito do Estado – Área de Concentração – Direito Administrativo (Universidade Estadual de Londrina); Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Maringá. Membro da Comissão de Gestão Pública, Transparência e Controle da Administração – Ordem dos Advogados do Brasil (PR). Foi Professora da graduação e pós graduação do UNICURITIBA

Cursos:
Adriana da Costa Ricardo Schier

Advogada e Professora
Advogada. Mestrado e Doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Estágio Pós-Doutoral em Direito Público pela PUC-PR. Professora de Direito Administrativo do Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil, no Mestrado e Doutorado. Professora de Direito e do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar, Curso de Pós-Graduação. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Direito Constitucional – NUPECONST. Membro da Rede Docente Eurolatinoamericana de Direito Administrativo. Presidente da Comissão de Serviços Públicos do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo. Vice-Presidente do Instituto Paranaense de Direito Administrativo. Membro da Comissão de Gestão Pública da OAB-Seccional Paraná. Advogada e Consultora.

Cursos:
Hamilton Bonatto

Procurador do Estado do Paraná e Procurador-Chefe da Procuradoria Consultiva da PGE/PR; , Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná (1984) e graduado em Ciências – Habilitação Plena em Matemática pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (1991). Especialista em Direito Constitucional; Construção de Obras Públicas; em Direito Constitucional; em Advocacia Pública; e em Ética e Educação com ênfase em Teologia Moral. Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2020).

Cursos:
Dalton José Borba

Advogado, Vereador e Professor. Mestre em Direito, na área de Direito do Estado, pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi professor e orientador na graduação de Direito Constitucional no Centro Universitário Curitiba, tendo lecionado em várias instituições de ensino em Curitiba. Advogado militante dos Advogados do Brasil, seccional do Estado do Paraná. Mantêm grupo autônomo de estudos em filosofia política, desde 2008. É vereador em Curitiba, em segundo mandato.

Cursos:
Mário Luiz Ramidoff

Desembargador do TJPR e Professor. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná. Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Titular do Centro Universitário Curitiba – UniCuritiba.

Cursos:
Daniel Hachem

Professor da Graduação, Mestrado e Doutorado em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e da Universidade Federal do Paraná. Professor Visitante da Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (2018/2020). Pós-Doutorado pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (Bolsa CAPES Pós-Doutorado no Exterior – PDE – 2017). Doutor e Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná. Professor do Corpo Docente Estável e do Comitê Acadêmico do Mestrado em Direito Administrativo da Universidad Nacional del Litoral (Argentina). Professor Visitante da Universitat Rovira i Virgili – Espanha (2016). Coordenador do Curso de Especialização em Direito Administrativo do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Membro do Foro Iberoamericano de Direito Administrativo, da Associação de Direito Público do Mercosul. Diretor de Publicações da Rede Docente Eurolatinoamericana de Direito Administrativo. Líder do NUPED – Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano da PUCPR.

Cursos:
Rodrigo Pironti

Pós-Doutorado em Direito na Universidad Complutense de Madrid – Espaa. Doutorado em Direito Econômico na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestrado em Direito Econômico e Social na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialização em Direito Administrativo no Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Especialização em Direito Empresarial na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Ex-Procurador Geral do Município de Pinhais. Ex-Presidente da Comissão de Direito de Infraestrutura e estudo das Concessões Públicas da OAB/PR. Ex-Presidente da Comissão de Gestão Pública da OAB/PR. Conselheiro Estadual da OAB/PR Gestão 2010-2012 e Gestão 2013-2015. Vencedor do Prêmio Ibero-americano de Direito Administrativo/Contratual. Vice-presidente do Foro Mundial de Jóvenes Administrativistas. Membro do Instituto dos Advogados do Paraná – IAP.

Cursos:
SUZANA ROSSETTI

Advogada. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Especialista em Direito Constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional. Integra o corpo jurídico da Zênite Informação e Consultoria S.A. Gerente do serviço de Orientação Zênite. Autora da obra Processos de contratação pública e desenvolvimento sustentável.

Cursos:
André Luiz Freire

Advogado, Doutor e Mestre em Direito Administrativo. Atuo nas áreas de Infraestrutura e Energia e Financiamento de Projetos, com foco em Direito Público. Ao longo de minha carreira, tenho me dedicado à assessoria de clientes em diversos segmentos como construtoras, fundos de investimento em infraestrutura, concessionárias de obras e serviços públicos e companhias dos setores de logística nos modais de rodovia, ferrovia, porto e aeroporto, além de saneamento.

Cursos:
CRISLAYNE CAVALCANTE

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2005). Pós graduada em Direito Processual Civil pelo Instituto Brasileiro de Direito Processual (2014), MBA em Administração Publica e Gestão de cidades (2016) e em Licitações e Contratos Públicos (2017), formação em Inovação e Liderança no Programa Governamental Brazil 4.0 pela Georgetown University/USA (2020). Formação Complementar em Auditoria do Setor Público, Direito Administrativo, Licitações e Contratos Administrativos, Constitucional, Orçamentário, Financeiro e Direito Tributário. Coordenou o Instituto Rui Barbosa – IRB Contas (2018-2022). É Auditora de Controle Externo do TCE/PR, professora do curso de Pós Graduação em Licitações e Contratos da PUCPR e da Escola de Gestão Pública do TCE/PR. Membro do Comitê de Normas de Auditoria do Setor Público do IRB e Assessora da Vice Presidência de Relações Institucionais do IRB.

Cursos:
Felipe Gussoli

Doutorando em Direito pela Universidade Federal do Paraná (Curitiba-PR, Brasil). Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Direito Administrativo pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisador membro do Núcleo de Investigações Constitucionais – NINC, da Universidade Federal do Paraná. Membro associado da Red Iberoamericana Juvenil de Derecho Administrativo (RIJDA). Assessor Editorial da A&C – Revista de Direito Administrativo & Constitucional (Área de Direito/CAPES).

Cursos:
JOSÉ ROBERTO TIOSSI JUNIOR

Advogado e Parecerista. Mestre em Direito pela UniCesumar. Professor convidado de Licitações e Contratos em cursos de Pós-graduação da CERS – Complexo de Ensino Renato Saraiva, EDAMP – Escola de Direito do Ministério Público e de inúmeras instituições de ensino superior. Secretário-Geral Adjunto do IPDA – Instituto Paranaense de Direito Administrativo. Fundador do Portal Licitações Municipais

Cursos:
Daniel Ferreira

Advogado. Mestre e Doutor em Direito do Estado (Direito Administrativo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Pós-Doutora pelo Instituto Ius Gentium Conimbrigae – Centro de Direitos Humanos /Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (IGC-CDH/FDUC). Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). É Docente Permanente e atual Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado), além de Professor do Curso de Direito do Centro Universitário Internacional (UNINTER), Ex-Presidente do Instituto Brasileiro de Estudos da Função Pública (IBEFP), Membro do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA), do Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado (IIEDE), do Instituto Paranaense de Direito Administrativo (IPDA) e do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP).

Cursos:
Regina Maria Macedo Nery Ferrari

Doutora em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2000). Atualmente é Professor Senior da Universidade Federal do Paraná e professor titular da Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos fundamentais, declaração de inconstitucionalidade, inconstitucionalidade, lei municipal e responsabilidade do estado.

Cursos:
ANADRICEA VICENTE DE ALMEIDA

Advogada, consultora jurídica e palestrante na área de licitações e contratos. Especialista em Direito Administrativo pela Faculdade de Direito de Curitiba e MBA em Gestão Estratégica de Empresas pela ISAE/FGV. Vice-Presidente Executiva da Zênite. Integrante da Supervisão do Serviço de Consultoria Zênite e da Equipe de Coordenação Editorial das soluções eletrônicas Zênite. Autora de diversos artigos jurídicos.

Cursos:
Renato Andrade

Advogado, Sócio Fundador do Escritório Bacellar & Andrade.⁠ atuante nas áreas de Direito Penal e Administrativo. Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/PR. Ex-Juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Paraná. Professor do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar.⁠

Cursos:
Francisco Zardo

Advogado e Conselheiro Seccional da OAB-PR. Mestre em Direito do Estado pela UFPR. Especialista em Direito Administrativo pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Advogado. Sócio do Escritório Professor René Ariel Dotti. Tem experiência em Direito, com ênfase em Direto Administrativo, Constitucional e Eleitoral. Foi Presidente da Comissão de Gestão Pública, Transparência e Controle da Administração – Ordem dos Advogados do Brasil (PR).

Cursos:
Fernanda Schuhli Bourges

Advogada e Mediadora. Doutora em Direito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com estágio de pesquisa na Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne pelo período de seis meses. Doutora em Direito Comparado na Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Direito Administrativo Aplicado pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Membro da Comissão de Gestão Pública junto à OAB/PR. Professora de graduação e pós graduação, advogada e mediadora. Pesquisadora do NUPED/PUCPR e do NUPECONST do PPGD-UniBrasil/PR. Membro do Instituto Paranaense de Direito Administrativo – IPDA.

Cursos:
Luiz Pablo Santos Ferracin

Procurador Municipal. Advogado e Professor. Pós-graduado em Regime Própria de Previdência Social pela Faculdade Legale. Especialista em Direito Constitucional Contemporâneo pelo Instituto de Direito Constitucional Contemporâneo (IDCC), conclusão em 2015. Pós-graduado em Processo Civil pela Faculdade Descomplica;
Bacharel em Direito pelo Instituto Catuaí de Ensino Superior (ICES).

Cursos:
Rodrigo Cunha Ribas

Advogado e Professor. Mestrando em direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pós-graduado em direito processual civil, pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Autor do livro “Incidente de desconsideração da personalidade jurídica”, publicado em três edições, pela Juruá Editora. Autor de diversos artigos

Cursos:
José Anacleto Abduch Santos

Procurador do Estado e Professor. Doutor e Mestre em Direito Administrativo pela Universidade federal do Paraná (UFPR), Procurador do Estado do Paraná, Professor de Direito Administrativo da Faculdade de Direito do UNICURITIBA. Professor de cursos de especialização e cursos na área de Direito Administrativo, com atuação especialmente nas áreas de licitações e contratos administrativos, contratações públicas sustentáveis, desenvolvimento nacional sustentável, sustentabilidade, microempresa e empresa de pequeno porte, concessões de serviços públicos, parcerias público-privadas. Autor de diversas obras jurídicas.

Cursos:
Flávio Berti

Doutor em Direito do Estado pela UFPR, Mestre em Teoria do Direito pela UFSC, Procurador do Ministério Público de Contas do Paraná, Professor titular de Direito Tributário da Universidade Positivo, membro do Conselho Editorial da Revista Raízes Jurídicas, Coordenador da Pós-graduação “lato sensu” em Direito Tributário e Processo Tributário da Universidade Positivo. Tem diversas obras e artigos publicados, dentre os quais “Direito Tributário e Princípio Federativo” pela Editora Quartier Latin, “Pedágio: natureza jurídica”, 3a ed. pela Editora Juruá, “Impostos: extrafiscalidade e não-confisco”, 3a ed. pela Editora Juruá.

Cursos:
FERNANDO BORGES MÂNICA

Procurador do Estado com com atuação judicial em processos relativos a licitações e contratos celebrados pela Administração Pública e Professor. Oito livros autorais e quase uma centena de artigos publicados sobre Parcerias e Integridade na Administração Pública, Gestão da Saúde e Organizações Sociais. Doutor pela USP, mestre pela UFPR, pós-graduado pela FGV-SP. Certificado Profissional em Compliance. Fundador do Portal das OS – O Observatório Brasileiro das Organizações Sociais. Dedica-se há mais de 20 anos ao treinamento e consultoria para Municípios e Organizações Sociais no processo de planejamento, estruturação, seleção, execução e prestação de contas em Contratos de Gestão no setor de saúde.

Cursos:
Bernardo Strobel Guimarães

Advogado e Professor. Doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo. Mestre em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo. Especialista em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR. Especialista em Direito Econômico pela Sociedade Brasileira de Direito Público. MBA em Gestão Estratégica de Empresas pela ISAE/FGV. Professor Adjunto de Direito Administrativo e Econômico da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor Substituto de Direito Econômico na Universidade Federal do Paraná.

Cursos:
BÁRBARA DAYANA BRASIL

Advogada e Professora. Pós Doutoramento em curso pelo Programa de Pós Graduação em Direitos Fundamentais e Democracia do Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil). Doutora em Direito Público, com classificação “aprovada com distinção por unanimidade” pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC – Portugal). Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Especialista em Direito Administrativo pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar (IDRFB). Bacharel em Direito pela Faculdade Mater Dei (FMD). Atuou como Diretora da Procuradoria Geral do Município de Pato Branco (PGMPB). Atualmente é docente nas disciplinas de Direitos Humanos, Direito Constitucional e Direito Administrativo no Curso de Bacharelado em Direito do Centro Universitário Mater Dei (UNIMATER) e em cursos de formação para gestores públicos. Membro do Núcleo de Pesquisa em Direito Constitucional – NUPECONST do PPGD do Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil/PR. Autora da obra “Direitos Humanos e Investimento Estrangeiro – perspectivas para interação” publicada pela Editora Lumen Juris.

Cursos:
Edgar Guimarães

Advogado e Professor. Doutor e Mestre em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Administrativo. Especialista em Licitações. É membro do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo desde 1996, é membro do Instituto dos Advogados do Paraná. É Presidente do Instituto Paranaense de Direito Administrativo desde agosto de 2014. Eleito Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Paraná.

Cursos:
Ronny Charles

Advogado da Uniao. Palestrante. Professor. Doutorando em Direito do Estado (UFPE). Mestre em Direito Economico (UFPB). Pos-graduado em Direito tributario (IDP). Pos-graduado em Ciencias Juridicas (UNP). Membro da Câmara Nacional de Licitações e Contratos da Consultoria Geral da União (CNLCA/CGU/AGU). Coordenador (junto com o Prof. Jacoby Fernandes) da pos-graduacao em Licitacoes e contratos, da Faculdade Baiana de Direito. Coordenador (junto com o Prof. Jacoby Fernandes e o Prof. Murilo Jacoby) da pos-graduacao em Licitacoes e contratos, da Faculdade CERS. Atuou como Consultor Juridico Adjunto da Consultoria Juridica da Uniao perante o Ministerio do Trabalho e Emprego.

Cursos:
PEDRO HENRIQUE BRAZ DE VITA

Advogado. Professor. Doutorando em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (2015). Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2010). Especialista em parcerias público-privadas certificado pela APMG Intertional (CP3P Foundation). Atua na área do Direito Administrativo, com ênfase em processos de licitação, contratos públicos, concessões de serviços públicos e projetos de parceria público-privada (PPP).

Cursos:
Tanya K. Kozicki de Mello

Advogada e Professora. Mestra em Direito Econômico e Socioambiental pela PUCPR e graduada em DIREITO pela Universidade Federal do Paraná (1994). Atualmente é professora de Direito Constitucional, Coordenadora da Área de Ciências Jurídicas do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA. Pesquisadora integrante do grupo “Constitucionalismo e Democracia: dogmática e filosofia constitucional contemporâneas”, com foco na jurisdição constitucional e direitos fundamentais. Membro da Comissão de Estágio e Exame da OAB/PR – CEEO/PR. Foi coordenadora do curso de Direito do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA.

Cursos:
CAROLINE RODRIGUES DA SILVA

Consultora Jurídica do SEBRAE/PR, com vasta experiência em Licitações e Contratos Administrativos. Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento na UFPR. Especialista em Direito Socioambiental e em Direito e Gestão das Entidades do Sistema S.

Cursos:
Giulia Andrade

Professora do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar – Fundamentos de Direito Digital (2021-atual). Doutoranda em Direito Econômico e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2022-atual). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (2022-2026). Mestre em Direito Econômico e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2019-2021). Associate Editor na The International Review of Constitutional Reform (2020-atual). Diplôme Supérieur de l?Université – Droit Administratif pela Universidade de Paris II, Panthéon-Assas (2015-2016). Especialização em Direito Administrativo pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar (2015-2016). Tesoureira da Red Iberoamericana Juvenil de Derecho Administrativo (2019-atual).

Cursos: