Processo Civil

O principal diferencial da Pós-Graduação e, Processo Civil da Escola Paranaense de Direito é certamente a qualidade do Corpo Docente. Prima-se pela pluralidade e pela diversidade acadêmica e profissional do Corpo Docente, que é formado por grandes nomes do Processo Civil brasileiro, incluindo Ministros de Cortes Superiores, Magistrados, Membros do Ministério Público, Advogados e Pesquisadores.

Calendário
360 horas
Diurno/Noturno
Local:
Curitiba
Aulas:
Presenciais
Carga horária:
360 horas
Módulos:
09 (nove)
Pagamento (periodicidade)
mensal
Máximo de Parcelas:
18 (dezoito)
Valor da parcela:
R$ 862,00
Bolsa para matrículas:
Outras políticas de bolsas:
Entre em contato conosco pelo WhatsApp

Corpo de Professores
Processo Civil

Ruy Alves Henriques Filho
Sergio Kukina
Teresa Arruda Alvim
Sérgio Cruz Arenhart
Graciela Iurk Marins
Eduardo Talamini
Osvaldo Canela Júnior
Clayton Maranhão
Cássio Scarpinella Bueno
Sandro Gilbert Martins
Amarílio Hermes Leal de Vasconcellos
Henry Levi Kaminski
Tatiana Denczuk
Rogeria Dotti
Luiz Guilherme Marinoni
Elizeu Luciano de Almeida Furquim
Luiz Osório Moraes Panza
Paulo Osternack Amaral
Francisco Cardozo de Oliveira
Manoel Caetano Ferreira Filho
Diogo Rais
Gilberto Giacóia
BRUNO FUGA
JORDÃO VIOLIN
Eduardo Cambi
VITOR DE PAULA RAMOS
Daniel Mitidiero
GUSTAVO OSNA
Karin Cristina Bório Mancia
RICARDO ALEXANDRE
Taís Schilling Ferraz
RENÊ HELLMAN
Stella Schwerz
Marcelo Luiz Francisco de Macedo Bürger

Faça a sua Matrícula

Nome *
Email *
Telefone *
Curso de Interesse *
Selecionar Curso de Pós-Graduação *
Selecionar Cursos e Capacitações *
Mensagem

Corpo de Professores
Processo Civil

Ruy Alves Henriques Filho

Professor e Desembargador do TJPR. Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (1995). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Fundamentais e Processo Civil. Doutor pela Universidade de Lisboa (título reconhecido pela UFPR em 2020). Mestre pela Universidade Federal do Paraná (2008). Membro do Instituto Paranaense de Direito processual. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Diretor da Escola Judicial da América Latina. Membro do Fundo Penitenciário do Paraná. Professor do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR e da Escola da Magistratura do Paraná. Vice-Diretor da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná

Cursos:
Sergio Kukina

Ministro do STJ e Professor. É especializado em Ciências Penais e Direito Contemporâneo. Possui Mestrado com ênfase no Estatuto da Criança e do Adolescente à luz dos direitos humanos no plano internacional. Foi professor nas Escolas do Ministério Público do Paraná e na escola da Magistratura do Paraná, dentre outras, além de possuir diversos artigos científicos publicados.

Cursos:
Teresa Arruda Alvim

Advogada e Professora. Possui graduação Mestrado e Doutorado e Livre Docência em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Professora Associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora visitante da Universidade de Cambridge, Inglaterra, Reino Unido. Professora visitante da Universidade de Lisboa, Portugal. Membro do Instituto Ibero-Americano de Direito Processual (IIDP). Membro do Instituto Panamericano de Derecho Procesal (IPDP). Membro Honorário da Associazione italiana fra gli studiosi del processo civile. Possui inúmeras obras publicadas na área do Direito Processual Civil.

Cursos:
Sérgio Cruz Arenhart

Advogado e Professor. É mestre e doutor em Direito pela UFPR e pós-doutor pela Università degli Studi di Firenze. Professor Associado dos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado da UFPR, é também Procurador Regional da República. Ex-juiz Federal, possuindo mais de vinte obras publicadas, além de diversos artigos, no Brasil e no exterior. Professor Visitante na Universidade de Zagreb (Croácia).

Cursos:
Graciela Iurk Marins

Advogada, Professora e Conselheira da OAB. Possui mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Paraná. Foi Professora de Processo Civil no Centro Universitário Franciscano do Paraná (FAE), Membro do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), Membro Efetivo do Instituto Paranaense de Direito Processual (IPDP), Membro da Comissão de Honorários Advocatícios da OAB/PR (2013-2015) e Coordenadora Geral da Escola Superior de Advocacia da OAB/PR e da Academia Paranaense de Letra Jurídicas.

Cursos:
Eduardo Talamini

Advogado e Professor. Livre-docente em direito processual na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Mestre e Doutor em direito processual pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Professor associado de direito processual civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Coordenador do curso de pós-graduação em direito processual civil do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Vice-presidente da Câmara de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Paraná – CAMFIEP. Autor de diversas obras jurídicas.

Cursos:
Osvaldo Canela Júnior

Juiz de Direito e Professor. Pós-doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), possui graduação pela mesma instituição. Diretor-Geral da Escola da Magistratura do Paraná – 2022 a 2023(EMAP). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). Membro do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais (CEBEPEJ). Membro do Instituto Paranaense de Direito Processual. Especialista em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professor Convidado da Escola da Magistratura do Paraná (EMAP). Professor Convidado do Curso de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor Convidado da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná.

Cursos:
Clayton Maranhão

Desembargador do TJPR e Professor. Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná UFPR. Professor do Curso de Especialização em Direito Processual Civil do Instituto Romeu Bacellar. Foi Professor de Direito Processual Civil junto à Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor substituto do Programa de Mestrado em Ciência Jurídica da Faculdade de Estadual de Direito do Norte Pioneiro, Jacarezinho/PR. Foi Coordenador do Núcleo Disciplinar de Direito Civil e Processual Civil da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Foi Vice-Coordenador do Escritório Modelo de Assistência Judiciária Prof. José Rodrigues Vieira Neto, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná

Cursos:
Cássio Scarpinella Bueno

Advogado e Professor. Mestre, Doutor e Livre-Docente (2005) em Direito Processual Civil pela PUC-SP. É Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), para o triênio 2022-2024, e membro do Instituto Iberoamericano de Direito Processual (IIDP) e da Associação Internacional de Direito Processual (IAPL). Foi um dos quatro integrantes da Comissão Revisora do Anteprojeto do novo Código de Processo Civil no Senado Federal. É autor de diversas obras jurídicas.

Cursos:
Sandro Gilbert Martins

Advogado e Professor. Doutor e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi Professor da Faculdade de Direito de Curitiba (UNICURITIBA), Professor de Processo Civil do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar e Professor de Processo Civil da Escola da Magistratura do Estado do Paraná. Possui várias obras jurídicas publicadas.

Cursos:
Amarílio Hermes Leal de Vasconcellos

Advogado e Professor. Mestre pelo Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba). Professor da graduação das disciplinas de Processo Civil e Prática Jurídica no Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba). Foi Membro da Comissão do Exame da OAB/PR. É palestrante e pesquisador.

Cursos:
Henry Levi Kaminski

Advogado e Professor. Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal do Paraná. Professor de Processo Civil e Direito do Consumidor do Instituto Superior do Litoral do Paraná – ISULPAR. Atualmente é professor de Processo Civil da Faculdade de Pinhais – FAPI e de Processo Civil e de Prática Jurídica do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA. Professor de Processo Civil da Pós-Graduação do CESUL (Francisco Beltrão/PR), de Processo Previdenciário da Pós-Graduação do Centro Universitário Campo Real (Guarapuava/PR), de Processo Civil da UNIVILLE (São Bento do Sul/SC), e professor de Processo Civil da Pós-Graduação do Unicuritiba. Membro da Comissão de Acesso à Justiça da OAB/PR. Árbitro da Câmara de Mediação e Arbitragem em gestão Pública e Privada MedArb.

Cursos:
Tatiana Denczuk

Assessora no TJPR e Professora. Mestre em Direito pelo UNICURITIBA (Centro Universitário Curitiba), especialista em Contratos Empresariais pela UFPR e graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Foi Professora no curso de graduação e pós graduação em Direito no UNICURITIBA, na disciplina de Processo Civil. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa intitulado Administração Pública e Atividade Empresarial, vinculado ao Programa de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania, do Centro Universitário Curitiba.

Cursos:
Rogeria Dotti

Advogada e Professora. Doutora e Mestre em Direito Processual Civil (Direito das Relações Sociais) pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná, turma de 1993. É Conselheira Nata e Ex-Presidente do Instituto dos Advogados do Paraná e Advogada do Escritório Professor René Dotti, com atuação nas áreas de Direito Civil, Direito de Família e Direito Processual Civil. Foi Coordenadora Geral da Escola Superior de Advocacia (ESA/PR) e Conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Paraná. É membro integrante do Instituto dos Advogados Brasileiros e do Instituto Brasileiro de Direito Processual. É Secretária-Geral do IBDP e integrante do Conselho Editorial da Revista Brasileira da Advocacia – RBA

Cursos:
Luiz Guilherme Marinoni

Advogado e Professor. Atua com muita intensidade na advocacia contenciosa, especialmente em segundo grau de jurisdição e no STJ e no STF. Professor Titular de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. Presidente da Associação Brasileira de Direito Processual Constitucional e Vice Presidente da International Association of Procedural Law. Pós-Doutor pela Universidade Estatal de Milão e pela Columbia University, EUA e Professor Visitante em várias Universidades da América e da Europa. Foi Procurador da República e Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Curitiba. Publicou mais de trinta livros. Os seus livros foram traduzidos para mais de dez países, na América Latina e na Europa. Em 2009 e em 2017, recebeu o Prêmio Jabuti, o mais importante prêmio da literatura brasileira. Foi indicado ao mesmo Prêmio em outras três vezes.

Cursos:
Elizeu Luciano de Almeida Furquim

Advogado e Professor. Pós-Graduado em Direito Processual Civil pela Universidade Positivo. Procurador do Município de Foz do Iguaçu desde 1989, sendo Chefe de Divisão de Recursos Cíveis desde 1997. Professor das Faculdades Unificadas de Foz do Iguaçu – UNIFOZ, no período de 1993 até 1996 e Professor da Faculdade de Direito de Curitiba – UNICURITIBA, desde 1998 a 2021.

Cursos:
Luiz Osório Moraes Panza

Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral do Paraná (2024/2026), Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (8ª Câmara Cível) e Professor. Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (1986). Especializado em Direito Civil pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos – IBEJ (1998) e pós-graduado em Direito Constitucional Penal pela Universidade Católica Portuguesa (2018). Possui mestrado (2005) e doutorado (2013) em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Aprovado em concurso público, ingressou na carreira da magistratura como juiz substituto, sendo nomeado em 1989. Foi 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (biênio 2021/2022); membro eleito do Órgão Especial (2015/2016 e 2019/2020) e membro do Conselho da Magistratura (2017/2018). Professor titular II do Centro Universitário Curitiba, prestador de serviços da Escola da Magistratura do Paraná, professor de ensino superior da Universidade Positivo. É membro presidente do Comitê de Precatórios do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, desde o ano de 2011. Autor de livros, artigos científicos e capítulos de livros na área jurídica.

Cursos:
Paulo Osternack Amaral

Advogado e Professor. Pós-doutor em direito processual pela Universidade de Lisboa. Doutor em Direito Processual Civil pela USP. Mestre em Direito Processual Civil pela USP. Professor de Direito Processual Civil e Arbitragem no Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar (Curitiba-PR), na Universidade Positivo – UP e na Academia Brasileira de Direito Constitucional – ABDConst. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual, do Instituto Paranaense de Direito Processual e do Comitê Brasileiro de Arbitragem – CBAr. Autor de obras jurídicas.

Cursos:
Francisco Cardozo de Oliveira

Desembargador do TJPR e Professor. Doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2001), mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1998) graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (1989), especialização em administração financeira pela Faculdade Católica de Administração e Economia (1984) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná (1982). Foi professor da graduação e do Mestrado no Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba). É professor da Escola da Magistratura do Paraná.

Cursos:
Manoel Caetano Ferreira Filho

Advogado e Professor. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Direito Processual Civil pela Università Degli Studi di Milano. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Foi professor de Direito Processual Civil na Universidade Federal do Paraná. Procurador do Estado do Paraná aposentado. Autor de obras jurídicas.

Cursos:
Diogo Rais

Professor de Direito Eleitoral e Direito Digital da graduação, mestrado e doutorado da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Juiz substituto da classe juristas do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Foi colunista exclusivo na área eleitoral para o jornal Valor Econômico durante as eleições de 2016 e de 2020 e da Folha de São Paulo na eleição de 2018. É Membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político – ABRADEP e Coordenador dos livros Direito Público Digital; Fake News: a conexão entre a desinformação e o Direito; Direito Eleitoral Digital e Privacidade, mercado e cidadania: uma conexão a partir da IA, todos da editora Revista dos Tribunais. Foi um dos especialistas convidados pela relatoria especial de liberdade de expressão da OEA para colaborar com o guia de combate a desinformação. Pesquisa o tema da tecnologia e eleições desde 2010.

Cursos:
Gilberto Giacóia

Procurador de Justiça. Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutor pelas Universidade de Coimbra e Universidade de Barcelona. Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Paraná e procurador de justiça do Ministério Público do Estado do Paraná.

Cursos:
BRUNO FUGA

Advogado e Professor. Doutor em Direito Processual Civil pela PUC/SP (2020). Pós-doutorando pela USP. Membro titular efetivo, cadeira n.º 32, da Academia de Letras de Londrina. Mestre em Direito pela UEL (linha de Processo Civil). Pós-graduado em Processo Civil pelo IDCC (2009). Pós-graduado em Filosofia Jurídica e Política pela UEL (2011). Foi aluno especial no Mestrado em Filosofia pela UEL (2011) e Letras pela UEL. Foi Coordenador e fundador da Comissão de Processo Civil da OAB/Londrina. É Coordenador da Comissão de Processo Constitucional da OAB/Londrina. Foi coordenador da pós-graduação em Processo Civil do IDCC Londrina (2018/2022). É membro do IBPD (Instituto brasileiro de processo civil). É membro da IPDP (Instituto Paranaense de Direito Processual). É membro da IAP (Instituto dos Advogados do Paraná). Conselheiro da OAB Londrina/PR. Editor chefe da Editora Thoth

Cursos:
JORDÃO VIOLIN

Doutor e Mestre em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde se graduou. Possui LL.M. em direito norte-americano pela Syracuse University (NY). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), do Instituto Paranaense de Direito Processual (IPDP) e do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP). Professor de Direito Processual Civil e de Direito Constitucional na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), onde ingressou em 2012. Sua pesquisa tem ênfase em processos coletivos, processos estruturais e tutela dos direitos fundamentais. Advogado atuante em Curitiba e em Brasília.

Cursos:
Eduardo Cambi

Desembargador do TJPR e Professor. Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Pós-doutorado na Università degli Studi di Pavia (2007). Atualmente é professor associado e pesquisador da Universidade Estadual do Norte do Paraná, professor da Faculdade de Direito do Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG) e do Instituto Romeu Bacellar. Presidente do Instituto Paranaense de Direito Processual. Membro da Academia Paranaense de Letras Jurídicas.

Cursos:
VITOR DE PAULA RAMOS

Doutor em Direito, Economia e Empresa pela Universidade de Girona (Espanha), cum laude. Mestre e Doutor em Direito (em cotutela com a UdG) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde se graduou com láurea acadêmica. Professor dos cursos de graduação, mestrado e doutorado da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Mestrado em Raciocínio Probatório da Universidade de Girona (Espanha), onde também é Co-Coordenador da especialização A Prova Testemunhal a Partir do Raciocínio Probatório e da Psicologia do Testemunho. Coordenador da Coleção Raciocínio Probatório, da Editora JusPodivm. Membro efetivo da Associação Internacional de Direito Processual (IAPL), do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) e do Conselho Assessor da Revista Internacional de Direito Probatório Quaestio Facti. Autor dos livros Ônus da Prova no Processo Civil (2015, 2ª. Ed. 2018, 3a. ed. 2022), Prova Testemunhal (2018, 2ª.ed. 2021; 3a. ed. 2022; ed. em espanhol, 2019) e Prova Documental (2021, 2a. ed. 2022, 3a. ed. 2023), além de artigos publicados no Brasil e no exterior e diversas traduções jurídicas, de autores como Michele Taruffo, Riccardo Guastini, Jordi Ferrer e Carmen Vázquez. Advogado atuante no RS e em SP, sócio-fundador de De Paula Ramos Advocacia.

Cursos:
Daniel Mitidiero

Advogado e Professor. Pós-Doutor em Direito pela Facoltà di Giurisprudenza dell’Università degli Studi di Pavia (UNIPV). Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Associado de Direito Processual Civil nos cursos de graduação, mestrado e doutorado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ministra palestras regularmente em eventos jurídicos no Brasil e no exterior. Membro da International Association of Procedural Law (IAPL), do Instituto Iberoamericano de Derecho Procesal (IIDP), da Associazione Italiana fra gli Studiosi del Processo Civile (AISPC), da Associación Argentina de Derecho Procesal (AADP) e do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). Líder do Grupo de Pesquisa “Processo Civil e Estado Constitucional” (UFRGS/CNPq).

Cursos:
GUSTAVO OSNA

Professor dos Programa de Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Católica de Brasília (UCB). Foi Professor dos Programas de Graduação e de Pós-Graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutor em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o Prêmio Professor Francisco Ferreira Muniz de láurea acadêmica. Vencedor do II Prêmio Francisco Cunha Pereira (Instituto dos Advogados do Paraná) e do XIII Concurso Nacional de Monografias Jurídicas (Ministério da Justiça). Advogado e Parecerista. Sócio-Fundador da Mattos, Osna & Sirena Sociedade de Advogados. Membro Efetivo do Instituto Brasileiro de Direito Processual e da Associação Brasileira de Direito Processual Constitucional. Autor de livros e de artigos publicados em revistas e em periódicos especializados.

Cursos:
Karin Cristina Bório Mancia

Advogada e Professora. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Pós-graduada em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Mestre em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná  – PUCPR. Professora e Advogada.

Cursos:
RICARDO ALEXANDRE

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Processo Civil pelo Instituto de Ciências Jurídicas de Santa Catarina. Mestre e doutor em processo civil na Universidade Federal do Paraná. Advogado com experiência nas áreas civil, empresarial e administrativa. Professor nos cursos de pós-graduação “lato sensu” em processo civil do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar, da Unicuritiba – Centro Universitário Curitiba, da Universidade Positivo, da ABDConst – Academia Brasileira de Direito Constitucional, UNIDAVI ? Universidade para o Desenvolvimento do Alvo Vale do Itajaí e do CESUSC – Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis. Professor licenciado no curso de graduação da Universidade Tuiuti do Paraná na disciplina “Processo Civil II”. Autor de diversos trabalhos jurídicos.

Cursos:
Taís Schilling Ferraz

Desembargadora Federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2015) e Doutora em Ciências Criminais pela PUCRS, área de concentração violência e segurança pública. Vice-coordenadora acadêmica e professora titular do Programa de Pós Graduação stricto sensu em Direito da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM, escola onde também atua em cursos de formação continuada de magistrados, além de cursos de formação de formadores.

Cursos:
RENÊ HELLMAN

Advogado e Professor. Doutorando em Direito pela UFPR – Universidade Federal do Paraná. Mestre em Ciência Jurídica pela UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná (2015). Especialista em Educação a Distância pela FATEB – Faculdade de Telêmaco Borba (2014). Graduado em Direito pela UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa (2006). Foi Diretor Pedagógico e professor da FATEB. Atualmente, é professor do Departamento de Direito Processual da UEPG. Professor da Pós-graduação em Direito Processual Civil da UEPG, da UNIGUAÇU, do IDCC, da EMATRA-PR, EMAP-UEPG, entre outras. Membro da Associação Brasileira de Direito Processual – ABDPRO e do Instituto Brasileiro de Direito Processual – IBDP.

Cursos:
Stella Schwerz

Advogada e Professora. Mestre e Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professor adjunto do Centro Universitário Curitiba.

Cursos:
Marcelo Luiz Francisco de Macedo Bürger

Advogado e Professor. Doutorando e mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBET) e em Direito Contemporâneo pela Universidade Positivo. Professor de Direito Civil na Faculdade de Direito de Curitiba – Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), na Pós-Graduação em Direito das Famílias e Sucessões da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst), na Pós-Graduação em Direito Civil e Processual Civil do UniCuritiba e na Pós-Graduação em Direito Imobiliário da Universidade Positivo; Pesquisador do Grupo Interinstitucional de estudo e pesquisa do Direito Civil – Virada de Copérnico (PPGD/UFPR). Presidente Nacional da Comissão de Relações Acadêmicas do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). Membro consultor da Comissão Especial da Diversidade Sexual e Gênero do Conselho Federal da OAB.

Cursos: