Corpo de Professores
Cursos e Capacitações

Filtrar professores por curso:

Fábio Berthier

Advogado OAB/PR, linguista especialista em Inglês Jurídico e Common Law, consultor, tradutor, revisor e redator de contratos em língua inglesa. Licenciado em Letras pela UFPR, bacharel em Direito pela UniCuritiba, pós-graduado em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas pela UTFPR.

Cursos:
INGLÊS JURÍDICO
Ruy Alves Henriques Filho

Professor e Desembargador do TJPR. Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (1995). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Fundamentais e Processo Civil. Doutor pela Universidade de Lisboa (título reconhecido pela UFPR em 2020). Mestre pela Universidade Federal do Paraná (2008). Membro do Instituto Paranaense de Direito processual. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Diretor da Escola Judicial da América Latina. Membro do Fundo Penitenciário do Paraná. Professor do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR e da Escola da Magistratura do Paraná. Vice-Diretor da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná

Cursos:
Processo Civil
PRÁTICA DA ADVOCACIA NOS TRIBUNAIS
Luiz Gustavo de Andrade

Advogado e Professor. Doutorando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba do UniCuritiba. Pós-graduado pela Universidade Candido Mendes do Rio de Janeiro. Atualmente é professor da graduação do curso de Direito do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Integra a Comissão de Controle da Administração Pública da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraná (OAB-PR). Integra a Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraná (OAB-PR). Secretário-Geral e Membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Política (ABRADEP). Membro do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE). Editor Executivo da Revista Paraná Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Membro Fundador do Instituto Mais Cidadania. Membro da Conferencia Americana de Organismos Electorales Subnacionales por la Transparencia Electoral (CAOESTE). Professor convidado da pós-graduação em Direito Eleitoral da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professor convidado da pós-graduação em Direito Eleitoral da Universidade de Fortaleza (Unifor). Professor convidado da Escola do Ministério Público do Paraná (FEMPAR).

Cursos:
Direito Administrativo
ESTRATÉGIAS EM DIREITO ELEITORAL
Roosevelt Arraes

Advogado e Professor. Doutorando em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre e Doutor em Filosofia Jurídica e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Atualmente é professor e pesquisador do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA. ). Integra a Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraná (OAB-PR). Membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Política (ABRADEP). Membro do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE). Editor Executivo da Revista Paraná Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Membro Fundador do Instituto Mais Cidadania.

Cursos:
Direito Administrativo
ESTRATÉGIAS EM DIREITO ELEITORAL
Joelson Dias

Advogado e Professor. Ex-Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mestre em Direito pela Universidade de Harvard. Presidente da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Conselho Federal da OAB. Foi Secretário do Conselho de Colégios e Ordem dos Advogados do Mercosul (COADEM). Ex-integrante da Comissão Nacional de Relações Internacionais do CF/OAB, da qual foi seu Secretário na gestão 2007-2010. Também representou o CF/OAB no Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos (CNEDH), no Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura e no Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CONADE), órgãos vinculados à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Foi Procurador da Fazenda Nacional e servidor concursado do Tribunal Superior Eleitoral e da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Foi assistente da Promotoria no Tribunal Penal Internacional para a Ex-Iugoslávia, em Haia, na Holanda (1997) e atuou como Consultor na Missão Civil Internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização dos Estados Americanos (OEA) no Haiti (1993-1994). É membro fundador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP)

Cursos:
Direito Administrativo
ESTRATÉGIAS EM DIREITO ELEITORAL
Roberto Eurico Schmidt Junior

Advogado e Professor. Graduado pela Faculdade de Direito de Curitiba – UNICURITBA. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Doturo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCSP.

Cursos:
ASPECTOS PRÁTICOS DAS RELAÇÕES EMPRESARIAIS
VÂNIA AIETA

Coordenadora Geral da ABRADEP. Politóloga e advogada especializada em Direito Eleitoral, é Professora do PPGD-UERJ, aprovada em primeiro lugar em concurso de provas e títulos. Professora da Universidade Veiga de Almeida. Pós-Doutora em Direito Constitucional pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha (2018) e pela PUC-Rio (2017). Doutora em Direito Constitucional pela PUC-SP (2003), Mestre em Teoria Geral do Estado e Direito Constitucional pela PUC-Rio (1997). Graduação em Direito pela UERJ (1991). Visiting Researcher na Universidade de Santiago de Compostela, Espanha (2018) e Visiting Scholar na Universitá La Sapienza, Roma, Itália (2018 – 2019). Advogada eleitoralista. Conselheira Titular Seccional da OAB-RJ. Presidente da Comissão de Direito Constitucional da OAB-RJ. Membro da Comissão de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB. Secretária-Geral da Comissão de Saneamento do Conselho Federal da OAB. Membro das Comissões de Direito Eleitoral e de Justiça Eleitoral da OAB-RJ. Conselheira da 2ª Câmara de Julgamentos da OAB-RJ. Membro da Comissão de Direito Eleitoral do IAB. Coordenadora-Geral Adjunta da ABRADEP (Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político). Presidente da Escola Superior de Direito Eleitoral (ESDEL). Conselheira da 10ª Junta do INSS. Editora da Revista BALLOT, especializada em direito eleitoral internacional. Membro fundadora da Academia de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP). Membro oficial do Fórum de Direito Eleitoral da EMERJ. Membro oficial do Fórum de Direito da Cidade da EMERJ. Membro do Conselho Científico do IBEROJUR, do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB) e do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (IBRADE). Faz parte do IBDC (Instituto Brasileiro de Direito Constitucional) e da ABCD (Academia Brasileira dos Constitucionalistas Democratas). Líder de grupos de pesquisa no CNPQ . Autora até o momento de 83 publicações, sendo 65 livros e 18 artigos. Comunica-se em inglês, francês, espanhol e italiano

Cursos:
ESTRATÉGIAS EM DIREITO ELEITORAL
Diogo Rais

Professor de Direito Eleitoral e Direito Digital da graduação, mestrado e doutorado da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Juiz substituto da classe juristas do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Foi colunista exclusivo na área eleitoral para o jornal Valor Econômico durante as eleições de 2016 e de 2020 e da Folha de São Paulo na eleição de 2018. É Membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político – ABRADEP e Coordenador dos livros Direito Público Digital; Fake News: a conexão entre a desinformação e o Direito; Direito Eleitoral Digital e Privacidade, mercado e cidadania: uma conexão a partir da IA, todos da editora Revista dos Tribunais. Foi um dos especialistas convidados pela relatoria especial de liberdade de expressão da OEA para colaborar com o guia de combate a desinformação. Pesquisa o tema da tecnologia e eleições desde 2010.

Cursos:
Processo Civil
ESTRATÉGIAS EM DIREITO ELEITORAL
JOÃO RODOLFO SIQUEIRA

Professor e Chefe de Gabinete de Desembargador no Tribunal de Justiça do Estado
do Paraná. Pós Graduado em Processo Civil. Professor convidado na Escola da
Magistratura do Paraná.

Cursos:
PRÁTICA DA ADVOCACIA NOS TRIBUNAIS
GUILHERME GONÇALVES

Advogado e Professore. Especialista nas áreas de Direito Público e Direito Eleitoral, com mais de duas décadas de atuação. Graduado pela Universidade Federal do Paraná, com especialização pela Fordham Law Summer Institute in New York City, Estados Unidos. Atuação profissional marcante, como fundador dos principais institutos da área, como o Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE) e da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), além de membro de inúmeros outros órgãos nacionais e internacionais da classe. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (IBRADE), do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), do Instituto Paranaense de Direito Administrativo (IPDA) e da Rede Eurolatinoamericana de Direito Administrativo – REDOEDA. Atua como Professor de pós-graduação em Direito Eleitoral e em Direito Urbanístico da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Universidade Positivo e também da Escola Judiciária Eleitoral do TRE/PR.

Cursos:
ESTRATÉGIAS EM DIREITO ELEITORAL
PAULO HENRIQUE GOLAMBIUK

Advogado e Professor. Head da área de Direito Eleitoral e Político do Vernalha Pereira. Atuante em campanhas eleitorais há oito anos. Ampla experiência no atendimento de agentes políticos, parlamentares, órgãos partidários e candidatos, seja em demandas eleitorais, seja em casos relacionados à atuação pública desses clientes. No campo acadêmico, participou ativamente da organização dos últimos três Congressos Brasileiros de Direito Eleitoral, além de lecionar e escrever sobre a matéria.

Cursos:
ESTRATÉGIAS EM DIREITO ELEITORAL
Sandro Mansur Gibran  

Advogado e Professor. Doutor em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Mestre em Direito Social e Econômico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba.

Cursos:
ASPECTOS PRÁTICOS DAS RELAÇÕES EMPRESARIAIS

Faça a sua Matrícula

Nome *
Email *
Telefone *
Curso de Interesse *
Selecionar Curso de Pós-Graduação *
Selecionar Cursos e Capacitações *
Mensagem