Direito e Processo Penal

A Pós-Graduação em DIREITO E PROCESSO PENAL da ESCOLA PARANAENSE DE DIREITO preenche uma lacuna nos estudos das ciências penais na capital paranaense, carente de cursos dessa natureza. Busca-se um resgate de aspectos dogmáticos importantes e, acima de tudo, uma compreensão prática do quanto estudado, a fim de preparar o aluno para a vivência cotidiana da profissão escolhida.
A especialização tem por fim, assim, qualificar todos os profissionais interessados na área, sejam eles advogados, membros do Ministério Público, do Poder Judiciário e dos órgãos de segurança pública.

Calendário
360 horas
Diurno/Noturno
Local:
Curitiba
Aulas:
Presenciais
Carga horária:
360 horas
Módulos:
09 (nove)
Pagamento (periodicidade)
Mensal
Máximo de Parcelas:
18 (dezoito)
Valor da parcela:
R$ 862,00
Bolsa para matrículas:
Outras políticas de bolsas:
entre em contato conosco pelo WhatsApp

Corpo de Professores
Direito e Processo Penal

Fábio André Guaragni
Alexandre Knopfholz
Rodrigo Régnier Chemin Guimarães
Marion Bach
Adriano Bretas
Guilherme Brenner Lucchesi
Gustavo Britta Scandelari
Márcia Leardini
Camila Forigo
Marlus Arns
MICHELLE GIRONDA CABRERA
Michel Knolseisen
Eduardo Knesebeck
Valmor Antônio Padilha Filho
Douglas Rodrigues
JULIANA COLLE BRETAS
Nicole Trauczynski

Faça a sua Matrícula

Nome *
Email *
Telefone *
Curso de Interesse *
Selecionar Curso de Pós-Graduação *
Selecionar Cursos e Capacitações *
Mensagem

Corpo de Professores
Direito e Processo Penal

Fábio André Guaragni

Procurador de Justiça do MP-PR e Professor. Doutor (2002) e Mestre (1998) em direito das relações sociais pela UFPR, com pesquisa pós-doutoral na Università degli Studi di Milano (2012) e Pós-doutorado na Università Mediterranea di Reggio Calabria (2023). Professor do PPGD do Unicuritiba. Presidente da FEMPAR – Fundação Escola do Ministério Público do Paraná.

Cursos:
Alexandre Knopfholz

Advogado e Professor. Sócio da DOTTI ADVOGADOS. Mestre em Processo Penal pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Especialista em Advocacia Criminal pela Faculdade Cândido Mendes. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, com obtenção do Prêmio Milton Vianna nas áreas de Direito Público, Direito Privado, Propedêutica do Direito e Prática Jurídica. Membro da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-PR (2012-2020). Membro do Grupo Brasileiro da Associação Internacional de Direito Penal (AIDP). Membro do Business Crime Comittee da International Bar Association (IBA). Membro do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP). Associado fundador do Instituto Paranaense de Estudos Criminais (IPEC). Associado fundador do Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico (IBDPE). Professor de Processo Penal no curso de graduação do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Professor de Processo Penal em cursos de pós-graduação. Autor dos livros “A denúncia Genérica nos crimes econômicos” (Editora Nuria Fabris) e “Limites ao âmbito de atuação das Comissões Parlamentares de Inquérito” (Editora Iglu). Atualizador do “Curso de Direito Penal – Parte Geral”, de autoria do Professor René Dotti (Revista dos Tribunais). Autor de vários artigos em obras coletivas e revistas especializadas.

Cursos:
Rodrigo Régnier Chemin Guimarães

Procurador de Justiça e Professor. Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor titular de Direito Processual Penal da UP – Universidade Positivo. Professor do Mestrado Profissional em Direito da UP – Universidade Positivo. Professor do Curso de Pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal da UP – Universidade Positivo. Professor titular de Processo Penal Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba). Professor do Curso de Pós-Graduação em Direito Criminal do Unicuritiba. Professor convidado do Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do Unicuritiba. Professor de Processo Penal da FAE – Centro Universitário Franciscano. Professor de Processo Penal da Escola da Magistratura Federal no Paraná. Professor de Processo Penal da Escola da Magistratura do Paraná e Professor de Direito Processual Penal da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná – FEMPAR.

Cursos:
Marion Bach

Advogada criminalista e Professora. Diretora de prerrogativas da OABPR. Doutora em Ciências Criminais pela PUCRS. Mestre em Direito do Estado pela UFPR. Professora de Direito Penal da Fae, da Fempar e diversas outras instituições. Autora de livros e artigos na área.

Cursos:
Adriano Bretas

Advogado criminal. Especialista em Direito Penal e Criminologia. Professor de cursos de pós-graduação em Direito Processual Penal

Cursos:
Guilherme Brenner Lucchesi

Advogado criminal. Professor de Direito Processual Penal da Faculdade de Direito da UFPR. Coordenador do Curso de Direito da UFPR. Presidente do Instituto dos Advogados do Paraná. Foi Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico.

Cursos:
Gustavo Britta Scandelari

Advogado e Professor. Doutor e Mestre Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor de Direito Penal e de Compliance jurídico em cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito. Conselheiro do Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico (IBDPE). Membro da Comissão de Compliance da OAB/PR (2018), da Comissão de Estudos Sobre Compliance e Anticorrupção Empresarial da OAB/PR (2019-2021) e Vice-Presidente da Comissão de Estudos Sobre Compliance e Anticorrupção Empresarial da OAB/PR (2022-2024). Membro da Comissão da Advocacia Criminal da OAB/PR (2010-2012; 2013-2015; 2016-2018). Diretor de Direito Penal do IAP-PR (2023-2024). Advogado atuante na área criminal.

Cursos:
Márcia Leardini

Advogada Criminalista e Professora. Mestre em Direito. Especializada em Compliance. Professora de graduação há vinte anos, nas matérias de direito penal e processual penal. Professora convidada de pós-graduação em instituições diversas. Ouvidora da Mulher Advogada da OAB Paraná.

Cursos:
Camila Forigo

Advogada e Professora. Doutora em Direito Penal pela USP. Mestre em Direito Econômico e Socioambiental pela PUCPR. Especialista em Direito Penal e Criminologia pelo ICPC/Universidade Positivo. Coordenadora Nacional do Laboratório de Ciências Criminais do IBCCRIM. Advogada Criminal.

Cursos:
Marlus Arns

Advogado militante na área criminal e Professor.Doutor em Direito pela PUC/PR. Aperfeiçoamento em Escuela de Verano em Ciencias Criminales y Dogmáticas na Georg-August Universitat Gottingen (Alemanha). Curso de Internacional Business & Compliance na Barry University (EUA. Sócio Fundador da SIGLA-CP (Sociedade Internacional Germano Latino Americana de Ciências Penais). Ex-Presidente da OAB Curitiba (2004-2006). Diretor do IBDPE – Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico. Membro do IAP (Instituto dos Advogados do Paraná) e do IASP (Instituto dos Advogados de São Paulo. Sócio do escritório ARNS DE OLIVEIRA ADVOGADOS ASSOCIADOS em Curitiba/PR.

Cursos:
MICHELLE GIRONDA CABRERA

Advogada criminalista e Professora de Direito e Processo Penal. Possui um doutorado em Direito Socioeconômico e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e está cursando um estágio de pós-doutorado na Universidade Federal do Paraná. Além disso, é coordenadora do Grupo de Estudos Antipatriarcalismo do Observatório da Mentalidade Inquisitória e do Grupo de Pesquisa sobre Reformas Processuais Penais no Centro Universitário Curitiba.

Cursos:
Michel Knolseisen

Advogado criminal desde 2006 e Professor. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (2006). Especialização em Direito Penal e Criminologia pela UFPR (2008). Mestre em Direito Econômico pela PUC/PR em 2013. Professor de Direito e Processo Penal no Curso Jurídico. Professor de Processo Penal na Escola da Magistratura Federal do Paraná (ESMAFE/PR). Professor de Direito Penal da Escola da Magistratura Estadual do Paraná (EMAP). Professor convidado em cursos de pós-graduação.

Cursos:
Eduardo Knesebeck

Advogado e Professor. Especialista em Direito Penal Econômico e Empresarial, Mestre em Direito, Diretor da Associação Paranaense dos Advogados Criminalistas, Secretário da Comissão da Advocacia Criminal da OAB/PR

Cursos:
Valmor Antônio Padilha Filho

Advogado e Professor. Mestre em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Curitiba (2010). Foi professor do Núcleo de Prática Jurídica e de Processo Penal do Centro Universitário Curitiba (2006-2013). É professor de Processo Penal e Prática Penal do Centro Universitário Autônomo do Brasil – UNIBRASIL. É professor da Especialização em Direito na UNINTER, em Direito Penal do Trabalho. É professor de Direito Penal e Processo Penal da especialização em Psicologia Jurídica do UNIBRASIL.

Cursos:
Douglas Rodrigues

Advogado Criminal e Professor. Mestre em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Especialista em Direito Penal e Processo Penal pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Membro relator da Comissão da Advocacia Criminal e da Comissão de Educação Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraná (gestão 2021-2023). Membro associado do Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico (IBDPE).

Cursos:
JULIANA COLLE BRETAS

Advogada criminal e Professora de Direito Penal, expert em dosimetria da pena. Conselheira Estadual da OAB/PR (2007-2009, 2013-2018), Diretora Secretária-Geral Adjunta da OAB/PR (Gestão 2010-2012), Autora de diversos artigos publicados em revistas e periódicos especializados.

Cursos:
Nicole Trauczynski

Advogada e Professora. Mestre em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Direito Penal Econômico e Empresarial pela Universidad Castilla-La Mancha, Toledo/Espanha. Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora de pós-graduação em diversas universidades. Coordenadora Regional do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM/PR) e do Grupo de Estudos Avançados de Direito Penal Econômico do mesmo instituto. Conselheira do Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico. Organizadora da atualização da obra “Crimes contra o sistema financeiro nacional”, de Manoel Pedro Pimentel. Presidente da Comissão da Advocacia Criminal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná.

Cursos: