Corpo de Professores

Filtrar professores por curso:

Ruy Alves Henriques Filho

Professor e Desembargador do TJPR. Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (1995). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Fundamentais e Processo Civil. Doutor pela Universidade de Lisboa (título reconhecido pela UFPR em 2020). Mestre pela Universidade Federal do Paraná (2008). Membro do Instituto Paranaense de Direito processual. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Diretor da Escola Judicial da América Latina. Membro do Fundo Penitenciário do Paraná. Professor do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR e da Escola da Magistratura do Paraná. Vice-Diretor da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná

Cursos:
Processo Civil
PRÁTICA DA ADVOCACIA NOS TRIBUNAIS
Alexandre Knopfholz

Advogado e Professor. Sócio da DOTTI ADVOGADOS. Mestre em Processo Penal pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Especialista em Advocacia Criminal pela Faculdade Cândido Mendes. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, com obtenção do Prêmio Milton Vianna nas áreas de Direito Público, Direito Privado, Propedêutica do Direito e Prática Jurídica. Membro da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-PR (2012-2020). Membro do Grupo Brasileiro da Associação Internacional de Direito Penal (AIDP). Membro do Business Crime Comittee da International Bar Association (IBA). Membro do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP). Associado fundador do Instituto Paranaense de Estudos Criminais (IPEC). Associado fundador do Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico (IBDPE). Professor de Processo Penal no curso de graduação do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Professor de Processo Penal em cursos de pós-graduação. Autor dos livros “A denúncia Genérica nos crimes econômicos” (Editora Nuria Fabris) e “Limites ao âmbito de atuação das Comissões Parlamentares de Inquérito” (Editora Iglu). Atualizador do “Curso de Direito Penal – Parte Geral”, de autoria do Professor René Dotti (Revista dos Tribunais). Autor de vários artigos em obras coletivas e revistas especializadas.

Cursos:
Direito e Processo Penal
Luciano Elias Reis

Advogado e Professor. Doutor e Mestre em Direito Econômico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Doutor em Direito Administrativo na Universitat Rovira i Virgili – Espanha. Especialista em Direito Administrativo e em Processo Civil, ambos pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Foi Presidente da Comissão de Gestão Pública, Transparência e Controle da Administração – Ordem dos Advogados do Brasil (PR). Diretor-Adjunto Acadêmico do Instituto Paranaense de Direito Administrativo. Professor de Direito Administrativo do UNICURITIBA, Pesquisador Líder do Grupo de Pesquisa Compras Públicas Inovadoras, Professor da Pós-Graduação do UNICURITIBA, Coordenador da Pós-Graduação em Licitações e Contratos da Faculdade Polis Civitas, Professor da Pós-Graduação em Direito Administrativo Disciplinar no NPSPP, Professor convidado da Pós-Graduação em Licitações e Contratos Administrativos da UNIBRASIL, Professor convidado da Pós-Graduação em Licitações e Contratos Administrativos da Faculdade Baiana de Direito e Professor convidado da Pós-Graduação em Licitações e Contratos Administrativos da PUC-PR. Autor de diversas obras jurídicas.

Cursos:
Direito Administrativo
Luiz Eduardo Gunther

Desembargador do Trabalho e Professor. Pós-Doutor em Direito pela PUC-PR. Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Graduado em Direito e em História pela Universidade Federal do Paraná. Desembargador no Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região. Professor Permanente do Programa de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA. Tem experiência em: Direito Internacional do Trabalho. Direito Sindical e Coletivo do Trabalho. Tutela dos Direitos de Personalidade na Atividade Empresarial. Crise da Jurisdição: Efetividade e Plenitude Institucional. Autor de diversas obras na área do Direito do Trabalho. Poeta nas horas vagas, com diversos livros publicados. Membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, do Conselho Editorial do Instituto Memória – Centro de Estudos da Contemporaneidade, do Centro de Letras do Paraná e do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.

Cursos:
Direito e Processo do Trabalho
Fábio André Guaragni

Procurador de Justiça do MP-PR e Professor. Doutor (2002) e Mestre (1998) em direito das relações sociais pela UFPR, com pesquisa pós-doutoral na Università degli Studi di Milano (2012) e Pós-doutorado na Università Mediterranea di Reggio Calabria (2023). Professor do PPGD do Unicuritiba. Presidente da FEMPAR – Fundação Escola do Ministério Público do Paraná.

Cursos:
Direito e Processo Penal
Rodrigo Régnier Chemin Guimarães

Procurador de Justiça e Professor. Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor titular de Direito Processual Penal da UP – Universidade Positivo. Professor do Mestrado Profissional em Direito da UP – Universidade Positivo. Professor do Curso de Pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal da UP – Universidade Positivo. Professor titular de Processo Penal Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba). Professor do Curso de Pós-Graduação em Direito Criminal do Unicuritiba. Professor convidado do Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do Unicuritiba. Professor de Processo Penal da FAE – Centro Universitário Franciscano. Professor de Processo Penal da Escola da Magistratura Federal no Paraná. Professor de Processo Penal da Escola da Magistratura do Paraná e Professor de Direito Processual Penal da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná – FEMPAR.

Cursos:
Direito e Processo Penal
Sergio Kukina

Ministro do STJ e Professor. É especializado em Ciências Penais e Direito Contemporâneo. Possui Mestrado com ênfase no Estatuto da Criança e do Adolescente à luz dos direitos humanos no plano internacional. Foi professor nas Escolas do Ministério Público do Paraná e na escola da Magistratura do Paraná, dentre outras, além de possuir diversos artigos científicos publicados.

Cursos:
Processo Civil
Benjamim Zymler

Ministro do Tribunal de Contas da União e Professor. Mestre em Direito e Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de Brasília – UnB. Foi Auditor do Tribunal de Contas da União – TCU. Foi Professor de Direito Administrativo nos cursos de Pós- Graduação em Ciências Jurídicas do Centro Universitário de Brasília – UniCeub. Professor das disciplinas “Direito Administrativo I e II” no Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB. Professor da disciplina “Tópicos de Teoria do Estado, da Política e do Controle Externo” no Curso de Especialização em Direito Público e Controle Externo para Analistas e Técnicos de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, oferecido pela Faculdade de Direito da Universidade de Brasília – UnB. Possui diversas obras jurídicas publicadas.

Cursos:
Direito Administrativo
Ana Paula Pavelski

Advogada e Professora. Mestre em Direito Empresarial e Cidadania Pelo Unicuritiba. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pelo Unicuritiba. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba – Unicuritiba. Professora da Especialização em Direito e Processo do Trabalho do Unicuritiba. Professora da graduação em Direito do Unicuritiba. Professora da Escola da Magistratura do Trabalho – Ematra 9ª Região. Professora do Curso Jurídico e de outros cursos preparatórios para Exame de Ordem e concursos. Integrante da Diretoria da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná. Conselheira Estadual da OAB/PR. Árbitra da Câmara Nacional de Arbitragem Trabalhista.

Cursos:
Direito e Processo do Trabalho
Ricardo Tadeu Marques da Fonseca

Desembargador do Trabalho e Professor. Mestre em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo. Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Exerce o cargo de Desembargador do Trabalho no Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (Paraná). Membro da 4ª Turma e da Seção Especializada; preside a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão e a Comissão Artística e Cultural do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (Paraná). Palestrante e autor de diversos artigos publicados em revistas especializadas em Direito do Trabalho. Autor do livro “O Trabalho da Pessoa com Deficiência e a Lapidação dos Direitos Humanos”, pela editora LTr. Convocado no período de 04 de novembro a 05 de dezembro de 2013 para atuar no Tribunal Superior do Trabalho e no Conselho Superior da Justiça do Trabalho em colaboração à implementação de ações de acessibilidade no Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho – PJe, bem como na elaboração de propostas para o projeto da Lei 13.146/2015, que instituiu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), e do Programa de Combate ao Trabalho Infantil; colaborador na redação da Lei 10.097/2000, que alterou o capítulo da Aprendizagem na CLT.

Cursos:
Direito e Processo do Trabalho
Romeu Felipe Bacellar

Advogado e Professor. Doutor pela Universidade Federal do Paraná. Professor Titular de Direito Administrativo da Faculdde de Direito da Universidade Federal do Paraná. Professor Titular de Direito Administrativo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor Visitante do Instituto Nacional de Administración Pública da Espanha. Professor viisitante da Universidad de Belgrano, da Universidad Notarial de Buenos Aires e da Universidad Católica de Salta, na Argentina. Presidente do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar (em homenagem a seu pai). Ex-Presidente da Associação Iberoamericana de Direito Administrativo (Sede na Costa Rica), da Associação de Direito Público do Mercosul (Sede em Buenos Aires), do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo e do Instituto Paranaense de Direito Administrativo. Membro da Asociación Argentina de Derecho Administrativo, da Asociación Peruana de Derecho Administrativo e do Instituto Chileno de Derecho Administrativo. Membro do Instituto Iberoamericano de Derecho Constitucional. Membro da Académie Internationale de Droit Comparé (Sede em Paris). Membro Catedrático da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Direito Público do MERCOSUL (NUPESUL-UFPR). Diretor da A&C – Revista de Direito Administrativo & Constitucional. Membro dos Conselhos Científico e Editorial de várias revistas especializadas em Direito Público. Autor de diversas obras jurídicas, individualmente e coletivamente. Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Advogado militante com experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo. Ex-Secretário Geral do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Cursos:
Direito Administrativo
Marion Bach

Advogada criminalista e Professora. Diretora de prerrogativas da OABPR. Doutora em Ciências Criminais pela PUCRS. Mestre em Direito do Estado pela UFPR. Professora de Direito Penal da Fae, da Fempar e diversas outras instituições. Autora de livros e artigos na área.

Cursos:
Direito e Processo Penal
Teresa Arruda Alvim

Advogada e Professora. Possui graduação Mestrado e Doutorado e Livre Docência em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Professora Associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora visitante da Universidade de Cambridge, Inglaterra, Reino Unido. Professora visitante da Universidade de Lisboa, Portugal. Membro do Instituto Ibero-Americano de Direito Processual (IIDP). Membro do Instituto Panamericano de Derecho Procesal (IPDP). Membro Honorário da Associazione italiana fra gli studiosi del processo civile. Possui inúmeras obras publicadas na área do Direito Processual Civil.

Cursos:
Processo Civil
Luiz Gustavo de Andrade

Advogado e Professor. Doutorando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba do UniCuritiba. Pós-graduado pela Universidade Candido Mendes do Rio de Janeiro. Atualmente é professor da graduação do curso de Direito do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Integra a Comissão de Controle da Administração Pública da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraná (OAB-PR). Integra a Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraná (OAB-PR). Secretário-Geral e Membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Política (ABRADEP). Membro do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE). Editor Executivo da Revista Paraná Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Membro Fundador do Instituto Mais Cidadania. Membro da Conferencia Americana de Organismos Electorales Subnacionales por la Transparencia Electoral (CAOESTE). Professor convidado da pós-graduação em Direito Eleitoral da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professor convidado da pós-graduação em Direito Eleitoral da Universidade de Fortaleza (Unifor). Professor convidado da Escola do Ministério Público do Paraná (FEMPAR).

Cursos:
Direito Administrativo
ESTRATÉGIAS EM DIREITO ELEITORAL
Marlene Teresinha Fuverki Suguimatsu

Desembargadora do TRT-PR e Professora. Mestre em Direito Econômico e Social (PUC-PR) e Doutora em Direito Econômico e Socioambiental (PUC-PR). Exerce o cargo de Desembargadora Federal do Trabalho, no TRT 9ª Região; exerceu o cargo de Vice-Presidente do TRT 9ª Região e Presidente do TRT-9ª Região. Foi diretora da Escola Judicial do TRT 9a Região. Presidiu a Comissão de Uniformização de Jurisprudência do TRT 9ª Região. Foi Professora nos cursos de pós-graduação em Direito do Trabalho na PUC-PR, UNICURITIBA, ABDConst e EMATRA-9. É membro da Academia Paranaense de Direito do Trabalho.

Cursos:
Direito e Processo do Trabalho
Adriano Bretas

Advogado criminal. Especialista em Direito Penal e Criminologia. Professor de cursos de pós-graduação em Direito Processual Penal

Cursos:
Direito e Processo Penal
Sérgio Cruz Arenhart

Advogado e Professor. É mestre e doutor em Direito pela UFPR e pós-doutor pela Università degli Studi di Firenze. Professor Associado dos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado da UFPR, é também Procurador Regional da República. Ex-juiz Federal, possuindo mais de vinte obras publicadas, além de diversos artigos, no Brasil e no exterior. Professor Visitante na Universidade de Zagreb (Croácia).

Cursos:
Processo Civil
Roosevelt Arraes

Advogado e Professor. Doutorando em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre e Doutor em Filosofia Jurídica e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Atualmente é professor e pesquisador do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA. ). Integra a Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraná (OAB-PR). Membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Política (ABRADEP). Membro do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE). Editor Executivo da Revista Paraná Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Membro Fundador do Instituto Mais Cidadania.

Cursos:
Direito Administrativo
ESTRATÉGIAS EM DIREITO ELEITORAL
Joelson Dias

Advogado e Professor. Ex-Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mestre em Direito pela Universidade de Harvard. Presidente da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Conselho Federal da OAB. Foi Secretário do Conselho de Colégios e Ordem dos Advogados do Mercosul (COADEM). Ex-integrante da Comissão Nacional de Relações Internacionais do CF/OAB, da qual foi seu Secretário na gestão 2007-2010. Também representou o CF/OAB no Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos (CNEDH), no Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura e no Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CONADE), órgãos vinculados à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Foi Procurador da Fazenda Nacional e servidor concursado do Tribunal Superior Eleitoral e da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Foi assistente da Promotoria no Tribunal Penal Internacional para a Ex-Iugoslávia, em Haia, na Holanda (1997) e atuou como Consultor na Missão Civil Internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização dos Estados Americanos (OEA) no Haiti (1993-1994). É membro fundador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP)

Cursos:
Direito Administrativo
ESTRATÉGIAS EM DIREITO ELEITORAL
Guilherme Brenner Lucchesi

Advogado criminal. Professor de Direito Processual Penal da Faculdade de Direito da UFPR. Coordenador do Curso de Direito da UFPR. Presidente do Instituto dos Advogados do Paraná. Foi Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico.

Cursos:
Direito e Processo Penal
Lourival Barão

Juiz do Trabalho e Professor. Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Curitiba e Especialização em Direito do Trabalho pelo Centro Universitário Curitiba. Atualmente é Juiz do Trabalho da Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região e Coordenador da Escola Judicial da Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público. Professor convidado da ABDConst.

Cursos:
Direito e Processo do Trabalho
Graciela Iurk Marins

Advogada, Professora e Conselheira da OAB. Possui mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Paraná. Foi Professora de Processo Civil no Centro Universitário Franciscano do Paraná (FAE), Membro do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), Membro Efetivo do Instituto Paranaense de Direito Processual (IPDP), Membro da Comissão de Honorários Advocatícios da OAB/PR (2013-2015) e Coordenadora Geral da Escola Superior de Advocacia da OAB/PR e da Academia Paranaense de Letra Jurídicas.

Cursos:
Processo Civil
Gustavo Britta Scandelari

Advogado e Professor. Doutor e Mestre Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor de Direito Penal e de Compliance jurídico em cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito. Conselheiro do Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico (IBDPE). Membro da Comissão de Compliance da OAB/PR (2018), da Comissão de Estudos Sobre Compliance e Anticorrupção Empresarial da OAB/PR (2019-2021) e Vice-Presidente da Comissão de Estudos Sobre Compliance e Anticorrupção Empresarial da OAB/PR (2022-2024). Membro da Comissão da Advocacia Criminal da OAB/PR (2010-2012; 2013-2015; 2016-2018). Diretor de Direito Penal do IAP-PR (2023-2024). Advogado atuante na área criminal.

Cursos:
Direito e Processo Penal
José Affonso Dallegrave Neto

Professor e Advogado. Mestre e Doutor pela Universidade Federal do Paraná; Pós-doutor pela Universidade de Lisboa (FDUNL). Em 2019 obteve a Certificação do Projeto de Negociação de Harvard, em Cambridge, Massachusetts, pela CMI, Interser. Professor da PUC-PR e professor convidado das Universidades de Coimbra e de Lisboa. Foi fundador e Presidente da Câmara Nacional de Arbitragem Trabalhista, membro eleito da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, e da Associação Luso-brasileira de Juristas do Trabalho. Em 2015 recebeu do TST a insígnia honorífica no grau Comendador; autor e co-autor de 35 obras jurídicas

Cursos:
Direito e Processo do Trabalho
Ana Claudia Finger

Desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná. Professora. Possui Mestrado em Direito do Estado na Universidade Federal do Paraná. Possui pós-graduação e especialização em Direito Administrativo no Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar e no Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos. Atua no magistério superior lecionando na área do Direito Administrativo para a graduação e pós-graduação e na advocacia, integrou por 27 anos a equipe do escritório Bacellar & Andrade Advogados Associados.

Cursos:
Direito Administrativo
Márcia Leardini

Advogada Criminalista e Professora. Mestre em Direito. Especializada em Compliance. Professora de graduação há vinte anos, nas matérias de direito penal e processual penal. Professora convidada de pós-graduação em instituições diversas. Ouvidora da Mulher Advogada da OAB Paraná.

Cursos:
Direito e Processo Penal
Eduardo Talamini

Advogado e Professor. Livre-docente em direito processual na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Mestre e Doutor em direito processual pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Professor associado de direito processual civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Coordenador do curso de pós-graduação em direito processual civil do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Vice-presidente da Câmara de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Paraná – CAMFIEP. Autor de diversas obras jurídicas.

Cursos:
Processo Civil
Mariane Shiohara Lübke

Advogada e Professora. Mestra em Direito Econômico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.; MBA em Gerenciamento da Administração Pública Municipal (Instituto de Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão); Especialista em Direito do Estado – Área de Concentração – Direito Administrativo (Universidade Estadual de Londrina); Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Maringá. Membro da Comissão de Gestão Pública, Transparência e Controle da Administração – Ordem dos Advogados do Brasil (PR). Foi Professora da graduação e pós graduação do UNICURITIBA

Cursos:
Direito Administrativo
Nadia Regina de Carvalho Mikos

Professora e Advogada integrante do Tribunal de Ética da OAB-PR. Doutora em Direito pela PUC/PR. Mestre em Direito. Coordenadora do Curso de Especialização em Direito e Relações do Trabalho na PUC/PR. Professora nos Cursos de Pós-Graduação de Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Ciências Penais, Processo Civil e Mediação e Arbitragem na PUC/PR e de Direito e Processo do Trabalho na Academia Brasileira de Direito Constitucional. Professora de Direito Tutelar do Trabalho na Universidade Católica de Santa Catarina (sede Joinville). Integrante do Grupo de Pesquisa ” Discriminação e Trabalho”, liderado pelo Prof. Doutor Eduardo Milleo Baracat. Gestora Acadêmica. Presidente da 14a. Turma do Tribunal de Ética e Disciplina e Membro da Câmara Especial do mesmo Tribunal na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná. Foi Membro da 4a. Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB.PR. Membro da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB/PR. Membro Titular do Conselho Fiscal da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – ABMCJ Seção do Paraná. Membro do Conselho de Relações do Trabalho da Associação Comercial do Paraná – ACP. Associada à Câmara Nacional de Arbitragem Trabalhista. Palestrante e autora de obras jurídicas.

Cursos:
Direito e Processo do Trabalho
Adriana da Costa Ricardo Schier

Advogada e Professora
Advogada. Mestrado e Doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Estágio Pós-Doutoral em Direito Público pela PUC-PR. Professora de Direito Administrativo do Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil, no Mestrado e Doutorado. Professora de Direito e do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar, Curso de Pós-Graduação. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Direito Constitucional – NUPECONST. Membro da Rede Docente Eurolatinoamericana de Direito Administrativo. Presidente da Comissão de Serviços Públicos do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo. Vice-Presidente do Instituto Paranaense de Direito Administrativo. Membro da Comissão de Gestão Pública da OAB-Seccional Paraná. Advogada e Consultora.

Cursos:
Direito Administrativo
Camila Forigo

Advogada e Professora. Doutora em Direito Penal pela USP. Mestre em Direito Econômico e Socioambiental pela PUCPR. Especialista em Direito Penal e Criminologia pelo ICPC/Universidade Positivo. Coordenadora Nacional do Laboratório de Ciências Criminais do IBCCRIM. Advogada Criminal.

Cursos:
Direito e Processo Penal
Roberto Dala Barba Filho

Juiz do Trabalho e Professor. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Atualmente é juiz do trabalho junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 9.ª Região. Tem experiência na área jurídica com ênfase em direito processual civil, direito processual do trabalho, direito material do trabalho, teoria geral do estado, liberalismo e Estado Liberal. Foi Professor convidado da pós-graduação em direito e processo do trabalho da Unicuritiba.

Cursos:
Direito e Processo do Trabalho
Osvaldo Canela Júnior

Juiz de Direito e Professor. Pós-doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), possui graduação pela mesma instituição. Diretor-Geral da Escola da Magistratura do Paraná – 2022 a 2023(EMAP). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). Membro do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais (CEBEPEJ). Membro do Instituto Paranaense de Direito Processual. Especialista em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professor Convidado da Escola da Magistratura do Paraná (EMAP). Professor Convidado do Curso de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor Convidado da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná.

Cursos:
Processo Civil
Clayton Maranhão

Desembargador do TJPR e Professor. Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná UFPR. Professor do Curso de Especialização em Direito Processual Civil do Instituto Romeu Bacellar. Foi Professor de Direito Processual Civil junto à Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor substituto do Programa de Mestrado em Ciência Jurídica da Faculdade de Estadual de Direito do Norte Pioneiro, Jacarezinho/PR. Foi Coordenador do Núcleo Disciplinar de Direito Civil e Processual Civil da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Foi Vice-Coordenador do Escritório Modelo de Assistência Judiciária Prof. José Rodrigues Vieira Neto, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná

Cursos:
Processo Civil
Marlus Arns

Advogado militante na área criminal e Professor.Doutor em Direito pela PUC/PR. Aperfeiçoamento em Escuela de Verano em Ciencias Criminales y Dogmáticas na Georg-August Universitat Gottingen (Alemanha). Curso de Internacional Business & Compliance na Barry University (EUA. Sócio Fundador da SIGLA-CP (Sociedade Internacional Germano Latino Americana de Ciências Penais). Ex-Presidente da OAB Curitiba (2004-2006). Diretor do IBDPE – Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico. Membro do IAP (Instituto dos Advogados do Paraná) e do IASP (Instituto dos Advogados de São Paulo. Sócio do escritório ARNS DE OLIVEIRA ADVOGADOS ASSOCIADOS em Curitiba/PR.

Cursos:
Direito e Processo Penal
Hamilton Bonatto

Procurador do Estado do Paraná e Procurador-Chefe da Procuradoria Consultiva da PGE/PR; , Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná (1984) e graduado em Ciências – Habilitação Plena em Matemática pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (1991). Especialista em Direito Constitucional; Construção de Obras Públicas; em Direito Constitucional; em Advocacia Pública; e em Ética e Educação com ênfase em Teologia Moral. Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2020).

Cursos:
Direito Administrativo
RAFAELA SIONEK

Advogada Trabalhista Empresarial e Professora. Sócia do Escritório Sionek Advocacia Empresarial, atuante no consultivo e preventivo trabalhista em consultorias, auditorias e Compliance Trabalhista. Atuação em Sustentação Oral e Recurso Especiais para Tribunais Superiores. Pós-Graduada em Direito e Processo do Trabalho e Direito Previdenciário pela EMATRAPR. Professora de Direito e Processo do Trabalho do CERS. Professora da Escola Superior da Advocacia do Paraná – ESA, do Saber Direito – TV Justiça e ESA/RJ. Professora convidada em cursos de Pós-Graduação (IEPREV, UniCuritiba, Jurídico e FESP). Palestrante de Cursos Práticos de Direito do Trabalho. Membro da Comissão de Estudos de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da OAB/RJ.

Cursos:
Direito e Processo do Trabalho
Cássio Scarpinella Bueno

Advogado e Professor. Mestre, Doutor e Livre-Docente (2005) em Direito Processual Civil pela PUC-SP. É Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), para o triênio 2022-2024, e membro do Instituto Iberoamericano de Direito Processual (IIDP) e da Associação Internacional de Direito Processual (IAPL). Foi um dos quatro integrantes da Comissão Revisora do Anteprojeto do novo Código de Processo Civil no Senado Federal. É autor de diversas obras jurídicas.

Cursos:
Processo Civil
Christyanne Bortolotto

Advogada e Professora. Mestrando em Direito Empresarial e Cidadania com ênfase em Atividade Empresarial e Constituição pelo Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pelo IBEG. Ex-diretora da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná. Foi Vice-Presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/PR, Foi Professora Convidada pelo Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA no curso de Pós-graduação em direito e processo do trabalho.

Cursos:
Direito e Processo do Trabalho
Dalton José Borba

Advogado, Vereador e Professor. Mestre em Direito, na área de Direito do Estado, pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi professor e orientador na graduação de Direito Constitucional no Centro Universitário Curitiba, tendo lecionado em várias instituições de ensino em Curitiba. Advogado militante dos Advogados do Brasil, seccional do Estado do Paraná. Mantêm grupo autônomo de estudos em filosofia política, desde 2008. É vereador em Curitiba, em segundo mandato.

Cursos:
Direito Administrativo
MICHELLE GIRONDA CABRERA

Advogada criminalista e Professora de Direito e Processo Penal. Possui um doutorado em Direito Socioeconômico e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e está cursando um estágio de pós-doutorado na Universidade Federal do Paraná. Além disso, é coordenadora do Grupo de Estudos Antipatriarcalismo do Observatório da Mentalidade Inquisitória e do Grupo de Pesquisa sobre Reformas Processuais Penais no Centro Universitário Curitiba.

Cursos:
Direito e Processo Penal
Michel Knolseisen

Advogado criminal desde 2006 e Professor. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (2006). Especialização em Direito Penal e Criminologia pela UFPR (2008). Mestre em Direito Econômico pela PUC/PR em 2013. Professor de Direito e Processo Penal no Curso Jurídico. Professor de Processo Penal na Escola da Magistratura Federal do Paraná (ESMAFE/PR). Professor de Direito Penal da Escola da Magistratura Estadual do Paraná (EMAP). Professor convidado em cursos de pós-graduação.

Cursos:
Direito e Processo Penal
Mário Luiz Ramidoff

Desembargador do TJPR e Professor. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná. Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Titular do Centro Universitário Curitiba – UniCuritiba.

Cursos:
Direito Administrativo
Mauro Joselito Bordin

Advogado e Professor. Mestre em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (2007). Atualmente é professor da cadeira de Processo do Trabalho da Faculdade de Direito do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA. Foi membro titular do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná, desde 2004 (membro da Câmara Especial e presidente da 6ª Turma, 2007-2012; corregedor, 2013-2015). Membro efetivo da Federação dos Advogados de Língua Portuguesa (FALP), Lisboa. Membro do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), e da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná (AATPr).

Cursos:
Direito e Processo do Trabalho
Sandro Gilbert Martins

Advogado e Professor. Doutor e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi Professor da Faculdade de Direito de Curitiba (UNICURITIBA), Professor de Processo Civil do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar e Professor de Processo Civil da Escola da Magistratura do Estado do Paraná. Possui várias obras jurídicas publicadas.

Cursos:
Processo Civil
Eduardo Knesebeck

Advogado e Professor. Especialista em Direito Penal Econômico e Empresarial, Mestre em Direito, Diretor da Associação Paranaense dos Advogados Criminalistas, Secretário da Comissão da Advocacia Criminal da OAB/PR

Cursos:
Direito e Processo Penal
Amarílio Hermes Leal de Vasconcellos

Advogado e Professor. Mestre pelo Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba). Professor da graduação das disciplinas de Processo Civil e Prática Jurídica no Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba). Foi Membro da Comissão do Exame da OAB/PR. É palestrante e pesquisador.

Cursos:
Processo Civil
Célio Pereira Oliveira Neto

Advogado e Professor, Pós-Doutorando pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto – FDUP. Doutor em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Mestre em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Especialista em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Pós-graduado em Direito do Trabalho pela Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho da IX Região – Ematra IX. Pós-Graduado em Processo Civil pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos – IBEJ. Possui Curso de Extensão “Il Diritto del Lavoro tra Evoluzione Storica e Comparazione” pela Università degli Studi di Roma Tor Vergata. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Positivo – UP (1995). Foi Professor nos Cursos de Pós-Graduação da Faculdade de Campinas – FACAMP, da Faculdade de Direito da Universidade do Porto – FDUP, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, da Universidade Cândido Mendes – UCAM/RJ, do Centro Universitário Curitiba – Unicuritiba e da Escola Superior da Advocacia – Ordem dos Advogados do Brasil – Paraná, ESA-OABPR (2018-2019).

Cursos:
Direito e Processo do Trabalho
Daniel Hachem

Professor da Graduação, Mestrado e Doutorado em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e da Universidade Federal do Paraná. Professor Visitante da Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (2018/2020). Pós-Doutorado pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (Bolsa CAPES Pós-Doutorado no Exterior – PDE – 2017). Doutor e Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná. Professor do Corpo Docente Estável e do Comitê Acadêmico do Mestrado em Direito Administrativo da Universidad Nacional del Litoral (Argentina). Professor Visitante da Universitat Rovira i Virgili – Espanha (2016). Coordenador do Curso de Especialização em Direito Administrativo do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Membro do Foro Iberoamericano de Direito Administrativo, da Associação de Direito Público do Mercosul. Diretor de Publicações da Rede Docente Eurolatinoamericana de Direito Administrativo. Líder do NUPED – Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano da PUCPR.

Cursos:
Direito Administrativo
Valmor Antônio Padilha Filho

Advogado e Professor. Mestre em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Curitiba (2010). Foi professor do Núcleo de Prática Jurídica e de Processo Penal do Centro Universitário Curitiba (2006-2013). É professor de Processo Penal e Prática Penal do Centro Universitário Autônomo do Brasil – UNIBRASIL. É professor da Especialização em Direito na UNINTER, em Direito Penal do Trabalho. É professor de Direito Penal e Processo Penal da especialização em Psicologia Jurídica do UNIBRASIL.

Cursos:
Direito e Processo Penal
Henry Levi Kaminski

Advogado e Professor. Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal do Paraná. Professor de Processo Civil e Direito do Consumidor do Instituto Superior do Litoral do Paraná – ISULPAR. Atualmente é professor de Processo Civil da Faculdade de Pinhais – FAPI e de Processo Civil e de Prática Jurídica do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA. Professor de Processo Civil da Pós-Graduação do CESUL (Francisco Beltrão/PR), de Processo Previdenciário da Pós-Graduação do Centro Universitário Campo Real (Guarapuava/PR), de Processo Civil da UNIVILLE (São Bento do Sul/SC), e professor de Processo Civil da Pós-Graduação do Unicuritiba. Membro da Comissão de Acesso à Justiça da OAB/PR. Árbitro da Câmara de Mediação e Arbitragem em gestão Pública e Privada MedArb.

Cursos:
Processo Civil
Eloete Camilli Oliveira

Advogada e Professora. Mestre em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e Doutora em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é professor adjunto nivel III da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Foi professora do UNICURITIBA, Supervisora do setor de registro dos Trabalhos de Conclusão de Curso e professor da UNICURITIBA.

Cursos:
Direito e Processo do Trabalho
Tatiana Denczuk

Assessora no TJPR e Professora. Mestre em Direito pelo UNICURITIBA (Centro Universitário Curitiba), especialista em Contratos Empresariais pela UFPR e graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Foi Professora no curso de graduação e pós graduação em Direito no UNICURITIBA, na disciplina de Processo Civil. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa intitulado Administração Pública e Atividade Empresarial, vinculado ao Programa de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania, do Centro Universitário Curitiba.

Cursos:
Processo Civil
PATRICK R. DE CARVALHO

Advogado e Consultor na área do Direito do Trabalho, graduado pela Faculdade de Direito de Curitiba (2001 ). Pós-Graduado em Direito Administrativo e em Direito Processual Civil pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar, em Direito Material e Processual do Trabalho pelas Faculdades Curitiba e MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas. Professor Substituto da disciplina de Direito do Trabalho e Legislação Social no Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR – 2007). Professor Convidado da Pós-graduação em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Conselheiro do Conselho de Relações Trabalhistas da Associação Comercial do Paraná (ACP). Profere cursos e palestras na área do Direito do Trabalho (In Company). Eleito como profissional recomendado pela Leaders League no ranking de 2018 em Labor Litigation – Law Firms.

Cursos:
Direito e Processo do Trabalho
Rogeria Dotti

Advogada e Professora. Doutora e Mestre em Direito Processual Civil (Direito das Relações Sociais) pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná, turma de 1993. É Conselheira Nata e Ex-Presidente do Instituto dos Advogados do Paraná e Advogada do Escritório Professor René Dotti, com atuação nas áreas de Direito Civil, Direito de Família e Direito Processual Civil. Foi Coordenadora Geral da Escola Superior de Advocacia (ESA/PR) e Conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Paraná. É membro integrante do Instituto dos Advogados Brasileiros e do Instituto Brasileiro de Direito Processual. É Secretária-Geral do IBDP e integrante do Conselho Editorial da Revista Brasileira da Advocacia – RBA

Cursos:
Processo Civil
Rodrigo Pironti

Pós-Doutorado em Direito na Universidad Complutense de Madrid – Espaa. Doutorado em Direito Econômico na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestrado em Direito Econômico e Social na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialização em Direito Administrativo no Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Especialização em Direito Empresarial na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Ex-Procurador Geral do Município de Pinhais. Ex-Presidente da Comissão de Direito de Infraestrutura e estudo das Concessões Públicas da OAB/PR. Ex-Presidente da Comissão de Gestão Pública da OAB/PR. Conselheiro Estadual da OAB/PR Gestão 2010-2012 e Gestão 2013-2015. Vencedor do Prêmio Ibero-americano de Direito Administrativo/Contratual. Vice-presidente do Foro Mundial de Jóvenes Administrativistas. Membro do Instituto dos Advogados do Paraná – IAP.

Cursos:
Direito Administrativo
Douglas Rodrigues

Advogado Criminal e Professor. Mestre em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Especialista em Direito Penal e Processo Penal pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Membro relator da Comissão da Advocacia Criminal e da Comissão de Educação Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraná (gestão 2021-2023). Membro associado do Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico (IBDPE).

Cursos:
Direito e Processo Penal
Luiz Guilherme Marinoni

Advogado e Professor. Atua com muita intensidade na advocacia contenciosa, especialmente em segundo grau de jurisdição e no STJ e no STF. Professor Titular de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. Presidente da Associação Brasileira de Direito Processual Constitucional e Vice Presidente da International Association of Procedural Law. Pós-Doutor pela Universidade Estatal de Milão e pela Columbia University, EUA e Professor Visitante em várias Universidades da América e da Europa. Foi Procurador da República e Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Curitiba. Publicou mais de trinta livros. Os seus livros foram traduzidos para mais de dez países, na América Latina e na Europa. Em 2009 e em 2017, recebeu o Prêmio Jabuti, o mais importante prêmio da literatura brasileira. Foi indicado ao mesmo Prêmio em outras três vezes.

Cursos:
Processo Civil
Stella Schwerz

Advogada e Professora. Mestre e Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professor adjunto do Centro Universitário Curitiba.

Cursos:
Processo Civil
Luiz Pablo Santos Ferracin

Procurador Municipal. Advogado e Professor. Pós-graduado em Regime Própria de Previdência Social pela Faculdade Legale. Especialista em Direito Constitucional Contemporâneo pelo Instituto de Direito Constitucional Contemporâneo (IDCC), conclusão em 2015. Pós-graduado em Processo Civil pela Faculdade Descomplica;
Bacharel em Direito pelo Instituto Catuaí de Ensino Superior (ICES).

Cursos:
Direito Administrativo

Faça a sua Matrícula

Nome *
Email *
Telefone *
Curso de Interesse *
Selecionar Curso de Pós-Graduação *
Selecionar Cursos e Capacitações *
Mensagem