QuemSomos
A Escola Paranaense de Direito surgiu a partir da reunião de advogados, promotores e magistrados paranaenses, todos com formação e titulação acadêmica e experiência no magistério superior em Direito em instituições de ensino superior paranaenses e mesmo de outras regiões do Brasil.
A sua criação foi motivada pelas transformações decorrentes da pandemia, que introduziu o ensino virtual com perda de qualidade em relação ao ensino presencial.
Os docentes que decidiram criar a Escola Paranaense de Direito são acadêmicos reconhecidos nacionalmente, com atuação na educação jurídica há décadas, com perfil alicerçado em três pilares: 1) Qualidade Acadêmica; 2) Experiência Profissional; 3) Experiência na Docência de Qualidade.
Neste cenário é que surge a Escola Paranaense de Direito, inicialmente atuando em Curitiba, cidade destaque no quesito educação, apresentando a maior taxa de alfabetização e, pela terceira vez consecutiva, o melhor desempenho entre as capitais brasileiras no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), com espaço para cursos de pós-graduação presenciais de qualidade e cursos de capacitação focados na preparação para atuação prática.
Os parceiros da Escola Paranaense de Direito também se destacam, dentre eles, a Escola da Magistratura do Paraná (EMAP), fundada com o propósito maior de atualização, aperfeiçoamento e especialização de magistrados, preparação de bacharéis em direito para o exercício da magistratura e o bom desempenho das lides jurídicas.
O diferencial da Escola Paranaense de Direito é o desenvolvimento de operadores de Direito por meio da convivência com professores que são Advogados, Juízes, Promotores, Desembargadores, doutrinadores, etc, titulados academicamente e renomados no cenário nacional e internacional. Desta forma, como ocorreu e ocorre nos espaços de formação de qualidade que transformaram história, desde o Liceu e a Academia Atheniense em sua forma de atuar, ou em toda a história de Avicena e seus alunos, ou, ainda, na formação da Universidade, foi por meio da relação direta, pessoal e de convivência entre professores e alunos que o conhecimento surgiu, se transformou e mudou o mundo. Por isso, um dos lemas da Escola Paranaense de Direito é venire vivere, venha conviver!
A Escola Paranaense de Direito assume como missão o desenvolvimento de operadores do direito e interessados, por meio da convivência com juristas reconhecidos no cenário nacional e internacional, focando no pensamento crítico e humanista, promovendo a compreensão sistêmica da sociedade e do Direito. Por meio do conhecimento científico e tecnológico, busca o aprimoramento constante e a melhoria local e regional da comunidade.
A Escola Paranaense de Direito pretende ser reconhecida como centro de referência no desenvolvimento de operadores do direito e interessados no estado e na região, seguindo a missão de formar juristas preparados para promover a melhoria local e regional da área.
A Escola Paranaense de Direito possui como valores:
1) compromisso e responsabilidade social;
2) democracia;
3) humanismo;
4) gestão participativa;
5) qualidade;
6) respeito ao próximo;
7) transparência.
VocaçãoInstitucional
Considerando sua missão, visão e valores, a Escola Paranaense de Direito tem por vocação:
1) buscar docentes qualificados, reconhecidos, com compromisso ético, disponíveis para conviver com os alunos em desenvolvimento, abertos ao processo de ensinar e aprender, que promovam a interligação entre conhecimento teórico do direito e aplicabilidade prática, preparados a aplicar a ciência jurídica em sua metodologia e que sensibilizem e pratiquem a produção científica no Direito, com disponibilidade para atuar em docência, iniciação científica e extensão, como verdadeiros parceiros para a realização da missão da IES;
2) estimular a criatividade e reflexão dos discentes como participantes ativos do processo de ensino e aprendizagem da ciência e da prática jurídica;
3) formar o aluno em desenvolvimento para o cuidado, assistência e atenção humanizada, com uma visão holística do ser humano e do direito;
4) instituir ferramentas e instrumentos facilitadores da articulação entre a teoria e a prática;
5) proporcionar um cenário de práticas enriquecedoras e facilitadoras das profissões Jurídicas;
6) ter uma estrutura física que cumpra as exigências solicitadas, com materiais e equipamentos necessários à construção do aprendizado através das práticas e simulações, com uma biblioteca atualizada e pautada nos preceitos da tecnologia atual, além de uma política de acolhimento e excelente estrutura física e humana;
7) trabalhar sempre com base nas habilidades e competências na execução dos procedimentos, atuando de forma humanizada com o ser humano e a sociedade.